NO AR
Gerais

Hospital Janduhy Carneiro realiza primeira videoastroscopia de ombro do Sertão

24/10/2010 às 19:10

O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro realizou com êxito a primeira videoartroscopia de ombro do Sertão paraibano. Este tipo de procedimento cirúrgico, que em clínicas particulares tem um custo de R$ 15 mil a R$ 20 mil, segundo o médico cirurgião Thales Wendel, no Janduhy está sendo feito pelo SUS sem qualquer ônus para o paciente.

No histórico do paciente, oriundo de São José do Bonfim, este teve rompimento de ligamentos do ombro e sofria constantemente de luxações, não conseguindo fazer tarefas simples porque o braço se deslocava com muita facilidade. No procedimento cirúrgico o ortopedista Thales e sua equipe, anestesiologista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, conseguiram reinserir os ligamentos. Depois de quinze dias imobilizado, o paciente fará seis meses de fisioterapia.

Foram quase quatro horas, duas apenas para preparar o paciente, toda a parte de montagem de equipamento e material cirúrgico. Com o avanço das técnicas cirúrgicas a videoartroscopia permite que sejam feitas apenas mini-cortes no ombro. O uso de pinças, com auxílio de imagens produzidas por uma um câmera digital do órgão lesionado, vistas através de um monitor, contando com a habilidade do cirurgião e auxiliares, é possível recompor os ligamentos para que o paciente volte a ter a recuperação normal de movimentos do braço.

O médico Thales Wendel, plantonista do Trauma Sen. Humberto Lucena, da Capital, e do Janduhy Carneiro, considerou um grande avanço para a Paraíba a realização da videoartroscopia no interior. “Faz três anos que estou por aqui e houve grandes avanços no Janduhy Carneiro. Antes tínhamos dificuldade, por falta de material específico, de fazer cirurgias complexas, como de tíbia, fêmur, fíbula, tínhamos que enviar para João pessoa, hoje temos isso aqui”, comentou o ortopedista.

 

Marcos Eugênio – Assessoria de Imprensa

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.