Meteorologista faz análise completa sobre ocorrências de chuva no mês de janeiro em Patos. Veja os gráficos
Neste texto é feita uma análise sobre a ocorrência de chuvas para a região de Patos, durante o mês de janeiro de 2017. Tomando-se como base o mapa abaixo, o qual mostra a distribuição das chuvas ocorridas no Brasil entre os dias 02 a 31/01/2017, verifica-se que principalmente na região do Alto Sertão da Paraíba, durante o mês de janeiro ocorreram chuvas boas. Já na região de Patos e parte de sua vizinhança, assim como no Cariri e Carimataú, as chuvas não foram tão boas como no alto Sertão.
Em Patos houve uma variação espacial significativa das chuvas, nas áreas Oeste e Noroeste (região da Cruz da Menina e adjacências), os índices de chuva foram bem maiores do que nas áreas ao Leste, Sudeste e Sul (Bairro do Jatobá e UFCG).
De acordo com as medidas registradas, no posto pluviométrico da EMBRAPA, o índice pluviométrico foi de 82,6mm; já na Estação Meteorológica Convencional do Instituto Nacional de Meteorologia, localizadano Bairro do Jatobá, o índice foi de 45,4mm, e na Estação Meteorológica Automática também do INMET, localizada por traz do açude do Jatobá, no Campus da UFCG, o índice foi ainda um pouco menor 41,8mm.
Para melhor entendimento das ocorrências de chuvas, durante o mês de janeiro de 2017, na região de Patos, são apresentados a seguir os mapas da distribuição de chuvas relativos aos dias em que houve ocorrência de chuvas.
Observa-se que o dia com ocorrência de chuvas mais significativas do mês foi o dia 10 de janeiro. Neste dia, devido às chuvas terem sido fortes (tempestades) e acompanhadas de muitos raios, trovões e rajadas de vento, houve alagamento e transtornos em algumas partes da área urbana de Patos. É provável que na área central da cidade, o índice de chuva tenha sido maior do que aquele registrado no posto pluviométrico da EMPRABA (82,6mm). Vale ressaltar que neste mesmo dia em Teixeira, o índice pluviométrico foi de 119mm. Considerando que cada mm de chuva corresponde a 1 litro de água caído por m², isso indica que em Patos caíram 82,6 litros de água por cada metro quadrado, enquanto em Teixeira caíram 119litros de água por cada metro quadrado.
Em termos de perspectivas de chuvas para os próximos dias no decorrer do mês de fevereiro, podemos dizer que de acordo com as previsões feitas hoje dia 02/02/2017, há possibilidade de que voltem a ocorrer chuvas na região de Patos entre os dias 9 e 12 de fevereiro. No entanto, lembramos que como se trata de uma previsão feita para cerca de dez dias e as condições atmosféricas podem variar de forma significativa, sua precisão não é tão elevada, e também, que essa ocorrência muitas vezes pode ser antecipada um ou dois, assim como pode ocorrer depois um ou dois dias, em relação as datas previstas.
Do Patosonline com informações do meteorologista Mário Leitão