NO AR
Esportes

Quebra-quebra da torcida do Palmeiras renderá denúncia ao Corinthians

25/10/2010 às 20:10

O tumulto causado por torcedores do Palmeiras no Pacaembu após o clássico deste domingo, dia 24 de outubro, pode render denúncia até para o Corinthians. O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, revelou que o novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê que o clube mandante também seja responsabilizado pelas desordens.

Schmitt disse que está acompanhado o noticiário pela imprensa e que já requisitou imagens para analisar a confusão, que culminou com a depredação de um veículo da Rede TV!, e formular a denúncia contra os dois clubes, conforme determina a legislação desportiva.

“Desde ontem (domingo) estou acompanhando informações pela internet e já solicitei a secretaria do tribunal as imagens para tomar as providências necessárias junto aos outros procuradores. Como o Corinthians era o clube mandante também será denunciado, mas isso não quer dizer que virá a ser penalizado”, explicou Paulo Schmitt .

Palmeiras e Corinthians devem ser denunciados por deixarem de reprimir ou prevenir desordens em sua praça de desporto – artigo 213 I do CBJD. O clube corintiano responderá por conta do parágrafo segundo: caso a desordem, invasão ou lançamento de objeto seja feito pela torcida da entidade adversária, tanto a entidade mandante como a entidade adversária serão puníveis, mas somente quando comprovado que também contribuíram para o fato.

A pena deste artigo é de multa entre R$ 100 e R$ 100 mil. Caso a Procuradoria entenda que a desordem for de elevada gravidade, os clubes ainda podem perder até dez mandos de campos, de acordo com o parágrafo primeiro.

 

Fonte: Justiça Desportiva

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.