NO AR
Gerais

Explosões e danos em esgotos pelo loteamento Hermano Régis revolta moradores do Conjunto Bivar Olinto, em Patos

07/03/2017 às 14:03

A revolta e a indignação dos cidadãos residentes em diversas ruas do Conjunto Bivar Olinto são perceptíveis desde que se iniciaram as obras de preparação para o loteamento pertencente ao empresário Hermano Régis. Os moradores se queixam que as fortes explosões têm danificado casas e levado medo ao conjunto.

A reportagem do Patosonline.com percorreu algumas residências a convite dos próprios moradores. Eles alegam que as explosões têm causados rachaduras nas paredes, danos nos forros de gesso e até queda de cerâmicas das paredes.

\"\"Cerca de 8 famílias residentes na Rua Pedro do Carmo também alegam que estão sendo prejudicadas desde de que o loteamento impediu que as águas das galerias de suas casas sejam despejadas para dentro da estrutura feita pela construtora responsável pelas obras. O dono do loteamento quer que os moradores construam uma rede de galeria por dentro dos muros das suas casas que desemboque na caixa coletora, no entanto, os cidadãos alegam impossibilidade financeira para tal exigência.

O loteamento Hermano Régis só quer aceita a ligação das casas das 8 famílias se estas ligações forem feitas por dentro do muro e não por fora como sempre foram. A senhora Vilani Guedes é uma das mais prejudicadas, pois a água dos esgotos está se acumulando no muro de sua residência, dando retorno para dentro da casa e provocando um forte odor fétido. Ela relatou que um vizinho fez um serviço por fora do muro, mas os fiscais do loteamento quebraram os canos por não aceitar a forma que o morador encontrou.

O senhor Cledinaldo Gomes, um dos fiscais da obra, disse que o proprietário do loteamento não aceita que os esgotos dos moradores sejam despejados por fora do muro das casas. “Eles têm que combinar entre si e resgarem o muro deles para interligar na caixa aqui fora. Por fora o dono do loteamento não aceita! ”, relatou.

Uma denúncia dos moradores foi feita junto a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), Regional Patos. Na SUDEMA, a redação foi informada que os moradores deveriam ligar para o órgão no momento das explosões. A reportagem faz lembrar que a SUDEMA está sem diretor há mais de 1 ano e funciona apenas com funcionários que não podem falar pela entidade.

\"\"Os moradores aproveitaram a presença da imprensa e fizeram um apelo para que o empresário seja mais complacente com o drama vivido pelos moradores da localidade, em especial os moradores da Rua Tenente Pedro do Carmo e adjacências.  

A reportagem buscou contato com o empresário Hermano Régis, porém ele não quis gravar entrevista, no entanto, disse que o loteamento atende as especificações legais para realizar as explosões e que se os moradores chamarem um perito para averiguar os danos aos imóveis e se estes não tiverem sido provocados pelas explosões, os próprios moradores terão que arcar com as despesas do perito.

 

 

Por Jozivan Antero – Patosonline.com

 

 

OUÇA entrevista com os moradores e com o senhor Cledinaldo Gomes:

 

Áudio Anderson Bezerra (explosões no Bivar Olinto)

Áudio Ataide Tavares (explosões no Bivar Olinto)

Áudio Darcileide Guedes (moradora prejudicada com esgotos)

Áudio Márcia Maria (explosões no Bivar Olinto)

Áudio Maria Dalva (explosões no Bivar Olinto)

Áudio Maria Pereira_Nena (Rua Tenente Pedro do Carmo Bivar Olinto)

Áudio Cledinaldo Gomes (fiscal da obra do Loteamento Hermano Regis)

Áudio Vilani Guedes (impedimento dos esgotos no loteamento Hermano Regis)

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.