Atraso da Prefeitura no pagamento da subvenção da Fazenda da Esperança é destaque na Câmara de Vereadores de Patos
O atraso no pagamento da subvenção da Fazenda da esperança foi destaque na Sessão Ordinária desta quinta-feira, (09), na Câmara Municipal de Patos.
O assunto foi levado à tribuna pela vereadora Nadigerlane Rodrigues. Segundo a parlamentar, a Prefeitura de Patos está com dois meses de atraso no pagamento.
Nadir disse que participou efetivamente da busca de apoio junto às entidades nas prefeituras municipais e 38 cidades foram visitadas em 2015: “Estivemos visitando quase 40 municípios e em quase todos, os gestores se comprometeram em doar um salário mínimo para ajudar na manutenção da Fazenda. A então prefeita de Patos na época, Francisca Motta, firmou parceria e a doação daqui foi de R$ 2 mil, porém, desde o início dessa nova gestão, até o momento, essa doação não foi feita”, explicou.
O líder do governo na Câmara, vereador Toinho Nascimento, disse que o atraso seria por questões burocráticas, devido a falta de documentação, porém, a vereadora garantiu que a documentação estava toda regularizada e entregou os documentos ao parlamentar: “Nós entendemos que essa documentação pode até não ter sido encontrada já que houve uma troca de governo e sei que dois meses são inbsuficientes para que a equipe tome pé de todas as questões burocráticas. Também não haviam localizado a documentação da Associação de Apoio ao Portador de Cancer de Patos, APPC, que até ontem também estava atrasada, e eu creio que não foi devido a falta de documentação.
A parlamentar disse ainda que não queria saber os motivos do atraso, apenas que o problema fosse resolvido: “Nós não questionamos em nenhum momento o porquê desse atraso. Mas tenho certeza que antes do Prefeito Dinaldo Filho se afastar, vai determinar o deposito desses meses em atraso, pois mais que ninguém ele sabe da importância desse projeto para toda a nossa região”, destacou.
Requerimentos
Nadir apresentou um Projeto de Lei solicitando ao Poder Público Municipal a doação de um terreno para a construção da Delegacia da Mulher de Patos. Segundo a vereadora, o local onde a DEM está instalada atualmente não dispõe da estrutura necessária para atender as mulheres vítimas de agressão: “De acordo com a norma técnica das delegacias especializadas da Mulher, o local onde a Delegacia está atualmente não tem estrutura necessária, apesar de já prestar um grande trabalho a essas vítimas de violência. Nossa sugestão é que esse terreno seja doado nas proximidades do Campo da Liga, já que naquela localidade é acessível e fica perto de vários lugares como Cras, Creas e Maternidade que fazem parte desse conjunto de atendimento à mulher vítima de agressão", justificou.
Outro Projeto de Lei apresentado por Nadir foi solicitando a implantação da “Patrulha Maria da Penha” em Patos. A proposta visa garantir a realização de rondas policiais periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com objetivo de verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência aplicadas pelo juiz após a denúncia de agressão sofrida pela vítima.
A vereadora ainda solicitou também através de Projeto de Lei, uma delegada adjunta, uma psicóloga e uma assistente social para atuar na Delegacia da Mulher: “Sabemos que Dra. Tâmara Lenina é uma referencia nesse atendimento, mas é humanamente impossível realizar esse serviço todo sozinha. O Deputado Nabor Wanderley já tem lutado por essa delegada adjunta e mais uma vez apresentamos esse requerimento solicitando essas profissionais para dar esse suporte e contribuir com essa assistência na Delegacia”, finalizou.
Fonte - maispatos.com