NO AR
Política

Após boicote e muita polêmica, Assembleia aprova PEC 300 para a PB

27/10/2010 às 16:10

Mesmo sem a presença dos deputados estaduais de oposição, que boicotaram a sessão, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou por unanimidade os projetos de lei enviado pelo governador José Maranhão (PMDB) que concede reajuste salarial aos policiais militares e civis, bombeiros e agentes penitenciários (popularmente conhcido por PEC 300). A matéria é chamada de “eleitoreira” pelos oposicionistas e gerou muita polêmica ao longo da semana.

Desde esta terça-feira (26) que o clima na Casa de Epitácio Pessoa era tenso e os deputados batiam boca e trocavam acusações mútuas. Nesta quarta a oposição adotou a estratégia de faltar à sessão, na tentativa de evitar o quorum e barrar a votação, mas com a presença de todos os parlamentares situacionistas a votação pode ser realizada.

Assim, fica aprovado um aumento escalonado em favor das categorias que tratam da segurança pública da Paraíba, que em 18 meses terão seus salários equiparados com os pagos pelo Estado de Sergipe.

Antes disto, porém, os parlamentares presentes não pouparam críticas contra os oposicionistas, acusando-os de não terem compromisso com o Estado. O deputado estadual Zenóbio Toscano (PSDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça que chegou a dizer que a assinatura de Maranhão posta no documento era falsa, foi o alvo prioritário.

Falta saber agora qual será a reação da oposição, que acusa o projeto de ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal e diz que o aumento salarial em período eleitoral desrespeita a legislação eleitoral.

 

Fonte: Phelipe Caldas - MaisPB

 

O correspondente da Rádio Espinharas na Assembleia Legislativa, Jota Filho acompanhou esse momento e trás detalhes dessa sessão. Ouça.

 

Da Redação Higo de Figueirêdo

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.