Sertanejos ainda têm esperança de inverno regular na região de Patos – Veja índices de chuva!
Os sertanejos esperam que o período chuvoso de 2017 possa trazer a recuperação dos mananciais que abastecem as cidades, encha os açudes e barragens nos sítios, tragam a beleza dos córregos na zona rural e que ajude nas lavouras das culturas do milho, do feijão e das demais que abastecem as feiras populares e movimentam a agricultura familiar na região de Patos e em todo o Nordeste do país.
Há anos a seca castiga a região sertaneja. O ano de 2017 está trazendo esperança de que o período chuvoso regular possa se estabelecer pondo fim ao drama. Nesta terça e quarta-feira, dias 15 e 15, respectivamente houveram registros de chuvas durante as noites.
De acordo com técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (EMATER-PB), Regional Patos, o ano de 2017 já acumula os seguintes índices pluviométricos: janeiro 102,3 milímetros e fevereiro 186,4. Nesta terça-feira, dia 14, choveu em média 42,5 milímetros que foi apurado no Bairro Novo Horizonte.
Na manhã desta quinta-feira, dia 16, a chuva que teve início na noite da quarta na cidade de Patos teve registro de 30 milímetros no Bairro Santo Antônio.
O maior registro é o de Malta que teve 97,6 milímetros de chuva. Santa Teresinha (PB 27,9 e em Catingueira 14,5.
Os índices foram fornecidos por Marcone Palmeira e por João Batista, ambos da EMATER.
Por Jozivan Antero – Patosonline.com