Diretor de Fiscalização da Vigilância Sanitária em Patos detalhe como o órgão fiscaliza a carne bovina vendida no comércio. Escute
O Brasil é um dos países que mais consome e exporta carne bovina em todo o mundo. Mesmo alcançando esse posto o país está um pouco abalado com as constantes reportagens televisivas, que trazem alguns especialistas afirmando que muita carne é vendida ao consumidor, mesmo estando estragada.
Inclusive foi revelado recentemente que muitas empresas que fornecem carnes para escolas, costumam maquiar as carnes ruins para que ninguém perceba que estão em processo de apodrecimento.
Na cidade de Patos, sertão do estado da Paraíba, a nossa reportagem foi buscar informações sobre como a Vigilância Sanitária do município trabalha na fiscalização da carne que é vendida à população.
João Vasconcelos, diretor de fiscalização da Vigilância Sanitária de Patos, disse que há cerca de um mês o órgão vem intensificando a fiscalização nos estabelecimentos que comercializam carnes, a exemplo de frigoríficos, supermercados, entre outros.
Vasconcelos garantiu que a vigilância tem feito o acompanhamento da carne vendida desde quando sai do abatedouro até chegar no mercado público. Segundo ele, a carne já sai com o certificado de abate, atestando que o produto foi inspecionado por médicos veterinários do Matadouro Público.
A vigilância Sanitária, portanto, fica responsável por ser vigilante na questão do transporte e comércio da carne.
Ele ainda informou que o município está fazendo uma campanha educativa buscando melhorar cada vez mais a qualidade da carne vendida em Patos.
Saiba mais detalhes na entrevista completa que segue abaixo:
Matéria por Patosonline.com / Hélio Barbosa DRT- PE 4472
Áudio e foto de Higo de Figueirêdo - Rádio Espinaharas