Há 25 anos moradores vivem drama devido obras inacabadas e esgotos a céu aberto no Conjunto Bivar Olinto, em Patos
O fedor é permanente e os insetos se proliferam trazendo várias doenças ocasionadas pelo esgoto a céu aberto. A vala escavada desde 2016, mostra também o descaso diante de promessas não cumpridas dos políticos em resolver o problema da galeria e da falta de calçamento na Rua Antônio Martins, Conjunto Bivar Olinto, na localidade conhecida por Vila Teimosa, em Patos.
Nesta segunda-feira, dia 28, os moradores se reuniram para relatar os problemas a reportagem do Patosonline.com. A comunidade denunciou que políticos a cada eleição prometem resolver o problema e acabam conseguindo votos dos que se deixam enganar, mas ao acabar mais um pleito eleitoral, a rua volta a ser esquecida.
O maior problema diz respeito a galeria, pois a mesma jorra água fétida 24 horas por dia e passa em frente das residências e também nos muros das casas. Francisca Maria Ribeiro, mais conhecida por Tica, disse que a espera dos moradores já dura 25 anos. “O sufoco aqui é grande! O sofrimento aqui é grande! Vieram e cavaram aqui! Todos os anos no tempo na eleição eles prometem. Quando foi nesse ano passado, no ano da eleição, fizeram isso aí! Cavaram esse buraco. A gente tá com medo de ficar sem esse calçamento. Eu acho que é marcação com esse bairro!”, relatou Tica.
Eulenia Silva, que é Agente Comunitária de Saúde, comentou que já foi feito apelo ao ex-prefeito Dinaldo Wanderley, ao prefeito Dinaldinho e que a comunidade está iniciando um abaixo-assinado para ser entregue ao Ministério Público Estadual (MPE) em busca de solução. “Essa galeria é um mau cheiro. As crianças vivem doentes. Esses 15 dias teve uma epidemia de crianças com diarreia e idosos com diarreia. Peço ao Lito (secretário de infraestrutura do Município) que tome providencias”, desabafou Eulenia.
O senhor Severino Melão, 88 anos, é um dos moradores mais antigos da localidade. O idoso relatou que ninguém pode dormir devido a fedentina. Ele se queixa da ausência de vereadores e dos prefeitos para solucionar o problema. O mesmo relato é feito pela senhora Luzinete Claudino e pela senhora Damiana Mamede. Damiana é uma das mais prejudicas, pois, o esgoto passa dentro do muro de sua residência e os seus filhos estão sempre doentes.
A reportagem fez contato com o secretário de Infraestrutura do Município de Patos, o engenheiro Antônio Carlos, Lito. O secretário disse que a Rua Antônio Martins será contemplada com o calçamento e que a galeria terá o serviço feito. O secretário revelou que já esteve na localidade e confirmou o transtorno vivido pelos moradores, mas que eles podem ter certeza que os problemas serão solucionados.
Por Jozivan Antero – Patosonline.com