PAULISTÃO: Rodada definiu rebaixados, classificados e os mandos das quartas
A última rodada do Campeonato Paulistaguardou muita emoção para o torcedor nesta quarta-feira à noite. Os grandes clubes confirmaram as lideranças dos seus grupos: Corinthians (Grupo A), São Paulo (B), Palmeiras (C) e Santos (D).
O Botafogo de Ribeirão Preto ficou com a última vaga nas quartas de finais, enquanto Osasco Audax e São Bernardo foram rebaixados para a Série A2 em 2018. Quem não caiu continua pelo Torneio do Interior: Ituano, Red Bull, Santo André, São Bento, Ferroviária e Mirassol.
OS CONFRONTOS DAS QUARTAS
Sem surpresas: os quatro grandes clubes do estado terminaram na liderança dos seus grupos. Com isso eles tem a vantagem de decidir as quartas de final dentro de casa. São jogos de ida e volta.
Defendendo a melhor campanha o Palmeiras enfrentará o Novorizontino, com o primeiro jogo no estádio Jorge Ismael de Biasi, enquanto o São Paulo terá pela frente o Linense no estádio Gilberto Siqueira Lopes.
No jogo mais equilibrado, a Ponte receberá o Santos no estádio Moisés Lucarelli e o Corinthians enfrenta o Botafogo no Santa Cruz.
A Federação Paulista de Futebol marcou uma reunião nesta quinta-feira, às 11h30, na sua sede em São Paulo para discutir datas e horários da próxima fase.
Botafogo x Corinthians
Linense x São Paulo
Novorizontino x Palmeiras
Ponte Preta x Santos
* Os times da direita decidem em casa
TRICOLOR NA PONTA
O São Paulo garantiu a liderança do Grupo B, mas rebaixou o São Bernardo à Série A2 de 2018. Já o Santos venceu o Novorizontino por 3 a 1 e ficou com a ponta do Grupo D, mas viu a Ponte Preta arrancar a vitória contra o Palmeiras em Campinas e continuar na sua cola. Em Osasco, o Santo André venceu o Audax de virada e rebaixou o time de Fernando Diniz.
CORINTHIANS VENCE
Isso porque o Linense foi derrotado pelo Corinthians na Arena por 3 a 1 e permaneceu com 17, enquanto o Timão foi aos 24. Em jogo de compadres, o Botafogo não saiu do 0 a 0 com a Ferroviária no clássico Bota-Ferro, num resultado excelente para ambos. Isso porque o time do estádio Santa Cruz garante a classificação no Grupo A, com 17 pontos, e o rival segue na primeira divisão, com 13.
O Ituano, com 14 e que brigava pela vaga com a Pantera, também empatou sem gols com o Red Bull Brasil, que tem 13.
PONTE DERRUBA O PALMEIRAS
Em Campinas, a Ponte Preta conseguiu arrancar a vitória por 1 a 0 contra o Palmeiras, com um gol do artilheiro William Pottker de pênalti e terminou com a quarta melhor campanha da competição, com 22 pontos.
Enquanto isso, o Palmeiras, melhor campanha, estaciona nos 25 pontos, além de afastar os sete jogos de invencibilidade no estadual. Por fim, no estádio José Maria de Campos Maia, o São Bento venceu o Mirassol por 1 a 0 e respirou aliviado.
SÃO BENTO SE LIVRA
O time de Sorocaba brigava contra o rebaixamento e chegou aos 13 pontos, sem depender de nenhum outro resultado da rodada. Já o Mirassol parou nos 15 pontos, completou sete jogos sem vencer, mas garantiu a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2018, ao lado de Novorizontino e Linense, que se classificaram às quartas de final nos Grupos C e D.
OS REBAIXADOS
Com dois gols de Henan, o Santo André chegou aos 14 pontos, acabou com o perigo do rebaixamento e ainda colocou o atual vice-campeão Audax, que continua com nove pontos, na Série A2 da próxima temporada.
Já o São Bernardo pressionou o São Paulo no estádio 1º de Maio, mas perdeu por 1 a 0 com gol de Gilberto e permaneceu nos 10 pontos, com a segunda pior campanha, enquanto o tricolor chegou aos 20 pontos na liderança do Grupo B.
Por Agência Futebol Interior