Brasileirão: Briga pela liderança agita quarta; Guarani e Atlético-MG fazem duelo da morte
Oito jogos movimentam, nesta quarta-feira, a 33ª rodada da Série A do Brasileirão. Com partidas decisivas na parte de cima e de baixo da tabela, a quarta-feira pode definir mudanças tanto na primeira posição quanto nos times dentro da zona de rebaixamento.
Confronto de Hermanos
O duelo entre Inter e Fluminense, nesta quarta-feira, às 19h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, além de valer a liderança ao time carioca também marcará o confronto dos principais jogadores das equipes: D'Alessandro e Conca.
Pelas estatísticas da competição, o hermano do Fluminense leva vantagem. Em minutos jogados, em gols marcados, média de gols por jogo e assistências, Conca leva vantagem sobre o compatriota.
Na classificação, o time de Conca também é superior. O Fluminense é o líder do Brasileirão, com 57 pontos, levando vantagem para o segundo colocado, Cruzeiro, no saldo de gols (20 a 13). Se preparando pra o Mundial de Clubes, o Inter é o sexto colocado, com 49 pontos.
Reedição da Libertadores
O Cruzeiro chegou a dar pinta que iria disprar na liderança do Brasileirão, mas tropeçou, e acabou embolando a disputa pelo caneco de 2010. Agora, se quiser se manter bem vai precisar vencer o São Paulo, no desafio da noite desta quarta-feira, às 21h50, no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia.
A partida entre os dois times está, cada vez mais, ganhando ares de imensa rivalidade. Em 2009, o Cruzeiro eliminou o São Paulo da Taça Libertadores, em pleno Morumbi. Neste ano, o troco foi dado, e o Tricolor venceu tanto no Mineirão, quanto na capital paulista, tirando os mineiros da briga pela competição continental.
Após perder o clássico contra o Atlético-MG, por 4 a 3, a Raposa se recuperou contra o Grêmio Prudente, vencendo por 2 a 0, e hoje, tem 57 pontos, na liderança, ao lado do Fluminense, mas fica em desvantagem no saldo de gols (20 a 13). Enquanto isso, o São Paulo vem de uma vitória dobre o Atlético-PR, por 2 a 1, e está com 47 pontos, na sétima posição, e a dois do G4.
Para quem é mais importante?
Corinthians e Avaí se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50, no Estádio do Pacaembu num duelo que tem enorme importancia para os dois times. Enquanto os paulistas podem encostar nos líderes , os catarinense podem escapar da zona da degola.
Com 54 pontos, o Corinthians é o terceiro colocado na classificação, três a menos que as duas equipes que dividem a liderança, Fluminense e Cruzeiro. Mesmo com uma vitória e derrota dos rivais, o Timão só assume a primeira posição se seus adversários forem goleados, pois o saldo de gols é menos que os dois rivais. ( 15 do Timão, 13 do Cruzeiro e 20 do Fluminense)
Na parte de baixo, um triunfo só fará com que o Leão saia da degola em caso de combinação de resultados. Com 33 pontos, na 18ª posição, o Avaí precisa contar com um empate entre Atlético-MG e Guarani. Desta forma, ele passaria os mineiros no número de pontos e igualaria o Bugre, mas passaria em vitória (9 a 8).
Duelo de mais de seis pontos
Se quiser evitar um sufoco nas últimas rodadas, o Guarani precisa iniciar sua reação no Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, quando faz aquela que pode ser considerada sua grande decisão, até agora. O Bugre recebe o concorrente direto Atlético-MG, às 19h30, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas.
Com 35 pontos, na 16ª colocação, a equipe comandada por Vagner Mancini amarga uma sequência de sete jogos sem vitórias, sendo dois empates e cinco derrotas. A última vez que ganhou foi no dia 25 de setembro, quando bateu o Vasco, por 1 a 0, em Campinas, pela 25ª rodada.
Do outro lado, estará um time em ascensão com a chegada do técnico Dorival Júnior. Apesar disso, na rodada passada, o Galo acabou derrotado pelo Botafogo, por 2 a 0, e ficou ainda mais pressionado. Caiu para a 17ª posição, com 34 pontos, dentro da degola.
Vale para os dois!
Um quer vencer de tudo quanto é jeito, para manter o sonho da Libertadores bem vivo. O outro precisa dos três pontos para se afastar de vez da zona de rebaixamento. Com esse histórico, Botafogo e Atlético-GO vão entrar em campo para se enfrentar nesta quarta-feira, às 19h30, no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro.
O Botafogo vem de um sequência de dez jogos sem saber o que é perder, sendo oito empates, e duas vitórias, e atualmente, ocupa a quarta colocação, com 51 pontos, e a três do Corinthians, dono da terceira posição. Enquanto isso, o Atlético-GO, que não perde há quatro jogos, está com 36 pontos, na 15ª posição.
Confira os jogos da 33ª rodada:
Quarta-feira
19h30
Guarani x Atlético-MG
Santos x Vitória
Goiás x Grêmio
Botafogo x Atlético-GO
Internacional x Fluminense
21h50
Ceará x Flamengo
Cruzeiro x São Paulo
Corinthians x Avaí
Quinta-feira
21 horas
Atlético-PR x Palmeiras-SP
Vasco x Grêmio Prudente-SP
Fonte: Agência FI