4º. Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar sediado em Patos realiza treinamento preparatório para o Curso de Mergulhador
Integrantes do 4º. Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar sediado em Patos participaram recentemente de importante treinamento preparatório para o Curso de Mergulhador Autônomo de Resgate (CMAUT).
O treinamento foi ministrado pelo Tenente Coronel Vilmar Dias de Oliveira, diretor de Atividades Técnicas além do professor-instrutor Ismar Just, chefe da Assessoria de Mergulho do CBMPB.
A atividade realizada no período de 26 a 29 de outubro na unidade de Patos, objetivou preparar os membros da Corporação para o CMAUT, através de conhecimentos teóricos e práticos.
Do ponto de vista teórico, explicou Tenente Marcílio – Coordenador de Socorro do 4º CBM - foram repassadas informações básicas sobre normas e regulamentos a 10 militares.
Já na prática, os militares tomam conhecimentos sobre equipamentos de mergulho da Corporação, adaptando-se ao seu manuseio e manutenção.
O CMAUT teve como local o Açude do Cego que fica localizado no município de Catingueira, já no seu período integral a parte teórica foi ministrada no auditório do Shopping SEBRAE e Clube Campestre.
“O treinamento foi de grande valia em virtude de que em nossa região de atuação, ou seja, nas cidades onde o quarto batalhão atua, observa-se um índice de buscas à cadáveres e salvamentos a partir de incidentes que ocorrem em açudes com muita freqüência. Era uma reivindicação nossa para que esse curso fosse realizado visando a formação de mergulhadores de resgate” afirmou Tenente Marcílio.
O QUE É O CMAUT?
Promovido pelo Comando Geral como forma de melhorar ainda mais o nível de profissionalização da tropa, O Curso de Mergulhador Autônomo de Resgate (CMAUT), poderá ser incluído na grade curricular do Curso de Formação de Oficiais (CFO).
Paralelamente à criação do Curso de Mergulho de Resgate, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros também determinou estudos para a criação do Curso de Resgate Terrestre e de Atendimento Pré-hospitalar, que também pretende inserir na grade curricular do CFO.
Esses dois brevês (habilitações profissionais), darão uma qualidade profissional ainda maior ao Curso de Formação de Oficiais.
Da Redação: Marcelino Neto