Luta contra fechamento da Comarca de Justiça da cidade de Malta une cidadãos
O vice-prefeito da cidade de Vista Serrana, Hugo Araújo, a vereadora da cidade de Malta, Lidiane Rodrigues, a Defensora Pública do Fórum de Malta, Diana Guedes e a servidora do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ/PB), Socorro Pereira, estiveram no programa Polêmica, na noite desta terça-feira, dia 12, levado ao ar pela Rádio Espinharas FM, para discutir com a sociedade sobre o anúncio que foi dado pelo presidente do TJ/PB sobre o fechamento do Fórum da Comarca da cidade de Malta.
A sociedade das cidades de Malta, Condado e Vista Serrana serão as mais afetadas com o fechamento do Fórum. Diversas autoridades estão se unindo para tentar impedir a decisão que prejudica milhares de pessoas atendidas pelo poder judiciário na região. Os cidadãos buscam apoio dos vários setores da sociedade paraibana para tentar impedir a intenção do presidente do TJ/PB.
Na noite desta quarta-feira, dia 13, às 18h00, na Praça Central de Malta, está marcada um ato público para mostrar ao povo o prejuízo social que será causado com o fechamento da comarca, além do prejuízo econômico, pois o poder judiciário se distanciará cada vez mais do povo, contrariando assim artigos da própria Constituição Federal de 1988, que garante o acesso à justiça.
Segundo uma matéria publicada no site do próprio Tribunal de Justiça da Paraíba, em 31 de agosto de 2017, há a sugestão de desinstalação de 15 comarcas. São elas: Araçagi, Bonito de Santa Fé, Cabaceiras, Cacimba de Dentro, Caiçara, Coremas, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Malta, Paulista, Pilões, Prata, Santana dos Garrotes, São Mamede e Serraria. Estas poderão ser agregadas pelas seguintes unidades judiciárias, respectivamente: Guarabira, Conceição, Boqueirão, Araruna, Belém, Piancó, Sapé, Santa Rita, Patos, Pombal, Arara, Sumé, Piancó, Santa Luzia e Arara. Todas as cidades prejudicadas com a decisão estão se mobilizando contra a decisão.
Jozivan Antero – Patosonline.com