Falta de medicamento na Farmácia Básica do Município causa angústia em usuária da cidade de Patos
Morando na localidade conhecida por Baixo Meretrício, Centro de Patos, vivendo de favores e da pouca renda do Bolsa Escola e do dinheiro conseguido pelo marido que faz bicos no dia a dia, a senhora Dalvani dos Santos Silva, 46 anos, está angustiada devido a falta do medicamento que lhe ajuda a amenizar quando ela tem ás crises de asma.
A dona de casa relatou que o medicamento Aerodini, popularmente chamado de “bombinha”, está em falta há dois meses na Farmácia Básica do Município de Patos. Dalvani disse que tem comprado o medicamento com a ajuda de amigos e quando ela e sua filha pequena sai nas ruas pedindo. O medicamento custa em média R$ 25,00, no entanto, a dona de casa diz que esse dinheiro não tem constantemente na sua residência.
Falando sobre a suas idas e vindas na Farmácia Básica, a senhora Dalvani disse: “Todo dia eu vou lá e nunca tem, nunca tem, nunca tem...disse que chega, mas não chega. Eu recebo muito pouco da Bolsa Escola e não dá para eu comprar, porque é 25 cada uma bichinha dessa! Aí eu fico nesse sofrimento. Tem uma mulherzinha ali que me dá 30, meu marido pede dinheiro emprestado para poder comprar...a obrigação é da prefeitura dá...”.
A reportagem fez contato com Germana Leitão, gerente da Farmácia Básica do Município de Patos. Germana relatou que tem enfrentado problemas com o fornecedor do medicamento devido aos problemas de matéria prima. Ela disse que o pedido vem sendo feito, porém depende do fornecedor que está sendo notificado, mas vem reincidindo no problema do fornecimento. “Eu não tenho como estipular uma data para a chegada do medicamento, mas ele pode chegar a qualquer momento”, relatou Germana.
Por Jozivan Antero – Patosonline.com
OUÇA entrevista com Dalvani dos Santos e Germana Leitão: