Universitários fazem ato para denunciar abandono da Estação Ferroviária na cidade de Patos
Os estudantes universitários do Curso de Arquitetura das Faculdades Integradas de Patos (FIP) realizaram um ato público para chamar a atenção da sociedade e dos poderes públicos diante do descaso e do abandono do prédio da Estação Ferroviária na cidade de Patos.
O prédio pertence a Rede Ferroviária do Nordeste, órgão do Governo Federal, mas que teve grande parte do patrimônio vendido ao capital privado que abandonou o empreendimento em diversas partes do Brasil. A Estação Ferroviária foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no entanto, está em completo estado de abandono e depredação.
De acordo com os estudantes, as informações repassadas por um funcionário do local são de que parte do teto desabou e equipamentos estão sendo destruídos pela ação do tempo e dos vândalos.
Bruno Fontes, estudante de arquitetura, disse que o ato é para que a sociedade tome conhecimento do descaso no local e para que os poderes públicos tomem alguma providência. “Essa estação é o único bem tombado pelo patrimônio histórico nacional na nossa cidade e a gente vê a cada dia esse bem histórico ele morrendo, ele se acabando”, relatou Bruno que ainda comentou que a ação faz parte de proposta apresentada através do Simpósio de Arquitetura.
A estudante Vitória Nunes, que estava confeccionando cartazes, falou que lamenta que um patrimônio tão importante para a sociedade pela história esteja abandonado. “Eu acho muito triste que Patos venha perdendo sua identidade...a gente tem presenciado vários exemplos de casas que foram demolidas...esse espaço deveria ser requalificado e transformado em outros usos”, finalizou Vitória que é conhecida pelos amigos como Vic.
Por Jozivan Antero – Patosonline.com