Operação Espelho de Prata caça e prende falsificadores de carteiras de motorista em todo o Estado
O Gaeco, Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado, do Ministério Público da Paraíba, a Polícia Civil do Estado, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal desencadearam na madrugada desta segunda-feira (14) a Operação Espelho de Prata, que já prendeu até o momento 28 pessoas.
A operação tem como finalidade coibir e reprimir a atuação de organização criminosa especializada na emissão fraudulenta de Carteiras Nacional de Habilitação. A quadrilha tem atuação interestadual. Segundo o delegado Wagner Dorta, do Grupo de Operações Especiais, a quadrilha emitiu cerca de 50 mil carteiras de forma fraudulenta em cinco anos.
Ao todo, são 41 Mandados de Prisão e 52 de Busca e Apreensão em quatro Estados brasileiros: Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Ceará. Na Paraíba, os mandados estão sendo executados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Alhandra, Itabaiana, Sapé, Guarabira, Rio Tinto, Pombal e Princesa Isabel. No total, cerca de 400 policiais participam da operação.
Os envolvidos nos crimes são servidores públicos, donos de Centro de Formação de Condutores (Auto-Escolas) e despachantes. O inquérito policial foi presidido pelo delegado Wagner Dorta, a quem competirá ouvir todos os investigados que forem detidos, além da análise do material apreendido.
Ouça a entrevista com o Inspetor Eraldo Maciel (PRF Patos) sobre a operação.
Ouça também a entrevista com o delegado André Rabelo (Polícia Civil de Pombal) falando sobre a operação.
Texto: NUCOM
Fotos e audios: Higo de Figueirêdo - Radioespinharas.com.br