NO AR
Esportes

América/AM escala jogador irregular e pode se complicar no STJD

11/11/2010 às 15:11

Uma semana após ser ablsolvido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta da escalação irregular de um jogador, nesta sexta-feira, dia 12 de novembro, a partir das 13h, o América/AM voltará a ser julgado pelo mesmo motivo. Desta vez, o clube foi denunciado por relacionar o zagueiro Fofão, suspenso com três cartões amarelos, na partida contra o Madureira, pelas semifinais da Série D, no dia 17 de outubro. No entanto, o atleta nem chegou a entrar em campo, assistiu ao jogo inteiro do banco de reservas. A sessão será realizada pela Quarta Comissão Disciplinar.

Em virtude da irregularidade, o América/AM foi denunciado pela Procuradoria do STJD e deve responder pela infração capitulada no artigo 214 (Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê como pena a perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, e multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

Como o time se classificou à final do torneio com a vitória sobre o Madureira, uma punição severa dos auditores do tribunal pode causar uma reviravolta na Série D.

Além do clube, o zagueiro Fofão será julgado por assumir conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva, infração tipificada no artigo 258 do CBJD, que pune com suspensão de uma a seis partidas de suspensão. A Procuradoria entende que não é de se admitir que o atleta ignorava a situação, permanecendo em campo, ainda que na reserva, sem condição de jogo.

Na mesma sessão, ainda será julgado o atacante Claison, expulso na partida referida em decorrência da segunda advertência com cartão amarelo, pois após a marcação de uma falta , chutou a bola para fora do campo, retardando o reinício do jogo. Por esse fato, deve responder pela prática de ato desleal durante a partida (artigo 250 do CBJD). A pena pode variar de uma a três partidas de suspensão.

No último dia 5, o do time amazonense foi absolvido pelo STJD após ser julgado por conta de um relato do Joinville, time eliminado pelo América, e que denunciou no STJD a escalação de Amaral Capixaba, alegando que seu nome não estava presente no BID da CBF.  

 

Fonte: STJD

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.