Brasil pega Venezuela, Equador e Paraguai na primeira fase da Copa América; veja grupos
A seleção brasileira estreará na Copa América de 2011 contra a Venezuela e ainda terá como adversários Equador e Paraguai no grupo B da competição. A definição saiu após sorteio realizado nesta quinta-feira, na cidade de La Plata, na Argentina.
A equipe nacional irá estrear na competição continental diante dos venezuelanos. A anfitriã do campeonato, a Argentina, cabeça de chave do grupo A, terá como rivais na fase inicial a Colômbia, o Japão (convidado para o torneio) e a Bolívia. O jogo de abertura da Copa América envolve argentinos e bolivianos, em La Plata.
No grupo C, que tem o Uruguai como cabeça de chave, também caíram Chile, México (outra seleção convidada) e Peru. A chave é considerada a mais difícil da primeira fase do campeonato.
Há grande expectativa em relação ao desempenho da seleção argentina, já sem o comando de Diego Armando Maradona e que teve o técnico Sergio Batista efetivado no cargo na última semana.
Os adversários da seleção anfitriã no grupo A não trazem boas recordações aos argentinos: a Colômbia goleou a Argentina por 5 a 0 nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994, a Bolívia venceu por 6 a 1 nas últimas Eliminatórias, para o Mundial de 2010, e o Japão também bateu a Argentina, por 1 a 0, em amistoso disputado no início de outubro.
A Copa América de 2011 será a primeira grande competição disputada pelo técnico Mano Menezes no comando da seleção brasileira. Nas últimas duas edições do torneio, a equipe canarinho ficou com o título: em 2004, no Peru, e em 2007, na Venezuela, em ambas as ocasiões derrotando a Argentina na final. Brasil e Argentina se enfrentarão em amistoso no dia 17, em Doha, no Catar.
Pouco antes do anúncio dos grupos da Copa América 2011, os organizadores chamaram ao palco o pai do jogador argentino Verón, do Estudiantes, Juan Ramón Verón, que foi condecorado com a medalha da Ordem de Honra da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
O sorteio das chaves foi comandado pelo ex-goleiro argentino Sergio Goycochea, que defendeu a seleção de seu país na Copa do Mundo de 1990, na Itália, conquistando o vice-campeonato mundial na ocasião. Com experiência na televisão (recentemente dividiu com o amigo Maradona a apresentação de um programa na televisão), Goycochea se saiu bem no comando da festa.
Veja os grupos:
GRUPO A
Argentina
Colômbia
Japão
Bolívia
GRUPO B
Brasil
Paraguai
Equador
Venezuela
GRUPO C
Uruguai
Chile
México
Peru
ESPN
Crédito da imagem: Reuters