Em Patos, estudantes e professores visitam ruínas da Escola Maria Nunes e pedem solução para o abandono
Desde 2012 que a Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Nunes, localizada na Rua Manoel de Brito Sobrinho, Bairro São Sebastião, em Patos, foi fechada para passar por uma reforma para melhorar toda a estrutura, porém, até este ano de 2018, a escola se deteriorou cada, pois a dita reforma prometida pelo Governo do Estado da Paraíba nunca aconteceu.
Nesta sexta-feira, dia 09, estudantes, professores e cidadãos fizeram uma caminhada até a Escola Maria Nunes como forma de protesto devido ao descaso. Os estudantes e professores saíram do Instituto Educacional São José e foram até as ruínas da escola onde se depararam com um cenário devastador que antes foi local de educação, crianças brincando nos intervalos e fonte de amizades com integração da comunidade de vários bairros.
Os estudantes que eram matriculados na Escola Maria Nunes, bem como parte dos professores do estado que ministravam aulas, e foram transferidos para o Instituto São José, mas sempre acreditaram que algum dia voltaria para a escola de origem. Os vizinhos da escola abandonada também reclamam que o local se tornou ponto de consumo de drogas e onde ocorrem atos de vandalismo.
Utilizando carro de som, faixa e cartazes, a comunidade escolar demostrou sua insatisfação com o não cumprimento da promessa do Governo do Estado da Paraíba em reformar a escola. Em 2012, a Secretaria de Educação do Estado prometeu a sonhada reforma que até hoje não houve.
Por Jozivan Antero – Patosonline.com
Fotos: Disney Silva