Série B: Sport vacila de novo e América-MG se mantém no G4
O Sport Recife ficou mais distante de atingir o sonho de retornar à elite do futebol brasileiro na próxima temporada. Pela terceira rodada consecutiva, o rubro-negro pernambucano deixou de vencer, perdendo pontos preciosos na sua luta para chegar ao G4 – grupo de acesso – do Campeonato Brasileiro da Série B.
Mesmo atuando dentro da Ilha do Retiro, em Recife, o Sport apenas empatou, por 1 a 1, com o ameaçado Santo André, que ganhou sobrevida na sua luta contra o rebaixamento para a Série C. Outros três jogos abriram, nesta sexta-feira à noite, a 36.ª rodada.
Outro tropeço
O resultado negativo diante de sua torcida, deixou o Sport com 56 pontos, ainda em sexto lugar. Tem os mesmos pontos da Portuguesa, que leva vantagem no número de vitórias – 17 a 15 – e fica três pontos distante do América-MG, que empatou sem gols com o São Caetano, no ABC, e manteve a quarta posição, com 58 pontos. O jogo foi equilibrado e com placar justo. O Coelho, porém, pode perder a quarta posição para a Portuguesa, desde que ela vença o Bahia, em Salvador, e chegue aos 59 pontos.
Antes deste empate em casa, o Sport tinha empatado, por 1 a 1, diante do Vila Nova, em Goiânia, e perdido para o São Caetano, por 2 a 1, em São Paulo. Wilson abriu o placar para os pernambucanos, mas Rychely empatou, no final do primeiro tempo, para os paulistas, que continuam na penúltima posição, com 37 pontos, e estão virtualmente rebaixados.
Na próxima rodada, o Sport vai enfrentar, justamente, o América-MG, em Sete Lagoas-MG, num confronto direto pela quarta vaga, também disputada pela Portuguesa, que neste sábado, enfrenta o Bahia, em Salvador.
Goleada em Bragança
Em Bragança Paulista, o Bragantino exorcizou a possibilidade mínima de ser rebaixado ao golear o Vila Nova, por 5 a 1. E saiu perdendo, com gol de Bruno Lopes, mas virou, ainda no primeiro tempo, com Marcos Aurélio e Rodriguinho.
Depois ampliou, no segundo tempo, com Marcos Aurélio e Juninho Quixadá (2). Se o time paulista está livre da queda, com 49 pontos, em 11.º lugar, o time goiano continua ameaçado, com 43 pontos, em 14.º lugar.
Ipatinga ganha sobrevida
No interior de Minas Gerais, o Ipatinga ganhou uma sobrevida ao vencer o Duque de Caxias, por 2 a 0, com gols do seu matador: Alessandro. Ele se isolou na artilharia da Série B, com 20 gols, dois a mais do que Fábio Júnior, do América Mineiro.
Na tabela, o Ipatinga continuou na zona de rebaixamento, mas agora com 40 pontos, em 17.º lugar. Está igual em pontos com o Brasiliense, mas leva vantagem no número de vitórias: 11 a 10. O time candango, porém, vai enfrentar o Náutico, neste sábado, em Taguatinga-DF, no Estádio Serejão.
Jogos de sábado
A expectativa no sábado é pela presença dos melhores times dentro dos seis jogos restantes. O Coritiba, de olho no título, recebe o Figueirense, bem perto do acesso. Em Salvador, o Bahia, dentro do G4, recebe a Portuguesa, num confronto direto pelo acesso. O América-RN, lanterna, recebe o Guaratinguetá correndo o risco de ser rebaixado.
Confira os jogos e resultados da 36.ª rodada da Série B:
Sexta-feira
Bragantino-SP 5 x 1 Vila Nova-GO
São Caetano-SP 0 x 0 América-MG
Sport-PE 1 x 1 Santo André-SP
Ipatinga-MG 2 x 0 Duque de Caxias-RJ
Sábado
17 horas
Ponte Preta-SP x Icasa-CE
Brasiliense-DF x Náutico-PE
Coritiba-PR x Figueirense-SC
21 horas
América-RN x Guaratinguetá-SP
ASA-AL x Paraná-PR
Bahia-BA x Portuguesa-SP
Fonte: AFI