Rio Espinharas desce com cheia e Barragem da Farinha recebe muita água
Choveu bastante durante a madrugada deste domingo, 15/04, e pela primeira vez em 2018 corre água no Rio Espinharas em Patos, o maior rio da cidade.
Na região do Serrote Espinho Branco choveu 72 mm e o Rio da Cruz amanheceu em cheia, levando água para o Rio Espinharas, que corta a cidade de Patos.
Em Patos a chuva foi de 80 milímetros na zona oeste e 81.5 mm no centro da cidade, segundo informações do engenheiro florestal Rildo Alencar.
Em Malta choveu 62 mm.
Barragem da Farinha
Desde a quinta-feira passada, 11/04, que a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) não atualiza os dados sobre a Barragem da Farinha, em Patos. Da última vez que o fez a barragem estava com 43,19%.
De lá pra cá muita água entrou na Barragem da Farinha, gerando muita expectativa por parte da população. A barragem, que estava seca em meados de fevereiro, já voltou a ser utilizada no abastecimento de Patos. Tem capacidade para armazenar 25.738.500 milhões de m³ e na quinta passada estava com 11.117.668 milhões de m³.
Na tarde de ontem a equipe da Folha Patoense esteve na barragem e verificou que ainda faltavam mais de dois metros e meio para a sangria, mas na manhã deste domingo (15/04) está entrando muita água e com essa recente recarga e o que falta ainda para entrar, pois o Rio Farinha está em cheia, é real a possibilidade de que ela possa transbordar. “Eu moro a um quilometro do sangradouro da barragem e realmente ela tá pegando muita água neste domingo. Estamos todos animados”, disse a professora Valdirene Barbosa, moradora do Sítio Bela Vista.