Assembléia Legislativa lembra centenário de Dom Fernando
Os 100 anos de nascimento de Dom Fernando Gomes foram lembrados durante sessão especial realizada na tarde desta segunda-feira (14/06), proposta pela deputada Francisca Mota (PMDB), na Assembleia Legislativa. “Além do trabalho religioso exemplar, Dom Fernando se destacou pelo serviço social”, declarou.
A homenagem é antes de tudo uma homenagem ao povo de Patos, terra natal de Dom Fernando e local onde ele se destacou como religioso e pessoa humana, segundo ressaltou deputada Francisca Mota. “O trabalho de Dom Fernando o projeto nacionalmente, com destaque na diocese de Patos, Cajazeiras e Goiânia”, informou.
A homenagem prestada a Dom Fernando pelo Poder Legislativo também foi ressaltado pela família do religioso, que compareceu à sessão especial. Rui Gomes Dantas, sobrinho de Dom Fernando, disse que a sessão teve um significa ímpar para a família, para o povo de Patos e, principalmente, para a sociedade paraibana.
Rui Gomes lembrou que Dom Fernando se destacou também na área política, ao se posicionar contra o que ele classificou de “arbítrios” da ditadura militar. “A coragem de Dom Fernando, ao se insurgir contra os arbítrios da ditadura, nos anos de chumbo, o projetou politicamente no cenário nacional”, assegurou.
Dom Fernando Gomes dos Santos nasceu no dia 4 de abril de 1910, na cidade de Patos, estado da Paraíba. Foi ordenado padre na cidade de Roma, no dia 1º de novembro de 1932. Aos 33 anos de idade, o religioso patoense recebeu a Sagração Episcopal, sendo considero na época o mais jovem bispo brasileiro. Dom Fernando faleceu no dia 1º de junho de 1985, na cidade de Goiânia (GO).
Secom