Vettel vence em Abu Dhabi e é campeão do mundo na Fórmula 1
Sebastian Vettel venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi, disputado neste domingo, e conquistou o Campeonato Mundial de 2010. Depois de ser campeã entre as equipes, a Red Bull garantiu também o título dos pilotos com o alemão.
Lewis Hamilton foi o segundo e Jenson Button completou o pódio.
Fernando Alonso e Mark Webber, os outros dois pilotos que estavam na disputa pelo campeonato foram o sétimo e o oitavo colocados - respectivamente - e terminaram em segundo e terceiro no campeonato de pilotos.
Os brasileiros tiveram uma corrida discreta. Massa foi o décimo, Barrichello o 12º, Lucas di Grassi o 18º e Bruno Senna o 19º.
A Corrida
Na largada, Vettel manteve a ponta, seguido por Hamilton. Button superou Alonso, assumindo a terceira posição, com Webber em quarto. Ainda na primeira volta, Schumacher rodou e foi acertado por Liuzzi, causando a entrada do Safety Car.
Na relargada, na sexta volta, nenhum incidente e Alonso, Webber e Massa prometiam uma boa briga.
Na décima segunda volta, Webber foi avisado pela equipe de que tinha problemas no pneu traseiro e já fez a sua parada, voltando na décima sexta posição, optando pelos pneus duros.
Na décima quinta volta foi a vez de Alonso fazer a sua parada, voltando logo à frente de Webber, que já era o décimo terceiro. Quando tentava a ultrapassagem em Petrov, Alonso saiu da pista e por pouco não foi superado por Webber.
Depois de sua parada, Vettel voltou em segundo, dividindo a curva com Kobaiashi, numa manobra bastante arrojada. Lewis Hamilton, em seguida, superou o japonês e passou a perseguir Kubica, numa bonita luta pela terceira posição.
Enquanto Button, na liderança, não fazia sua parada, Vettel, em segundo, vinha voando baixo, fazendo as melhores voltas da prova. Assim que o inglês parou, Vettel voltou para a ponta.
Apenas na quadragésima sétima volta Kubica fez a sua parada, voltando em sexto, à frente de Petrov e Alonso. Com todas as paradas programadas já feitas, o líder era Vettel, seguido por Hamilton, Button, Rosberg e Kubica.
Alonso ainda pressionou nas últimas voltas para passar Petrov, mas não foi o suficiente para voltar a brigar pelo título.
Fonte: Eband