Falta de medicamento no 6º Núcleo de Saúde faz paciente buscar o Ministério Público em Patos. Gerente regional responde. Escute
A senhora Geralda Lima Faustino buscou a reportagem da Rádio Espinharas de Patos para denunciar que buscou junto ao 6ºNúcleo Regional Saúde em Patos, o medicamento que seu esposo necessita para se manter com a saúde controlada. Ela afirmou que não teve acesso ao medicamento, pois informaram que não havia pacientes cadastrados para receber o medicamento solicitado e, portanto, não havia no estoque.
A mulher ainda afirmou que seu esposo possui uma doença degenerativa, e que a falta da medicação vai comprometer significativamente a saúde dele. Geralda disse também que já procurou o medicamento por diversas vezes, e até o momento não logrou êxito. A denúncia também foi parar no Ministério Público, que prontamente buscou informações junto ao 6º Núcleo de Saúde, mas a resposta teria sido a mesma, ou seja, que não existe a medicação por falta de pacientes cadastrados.
O senhor Francisco das Chagas Faustino (paciente), esposo de Geralda, também falou à reportagem da Rádio Espinharas e na oportunidade disse que o Ministério Público e outros órgãos responsáveis devem enxergar esse tipo de problema, e que alguma providência seja tomada, pois afirma que muitas outras pessoas estão passando pelo mesmo sofrimento que ele.
O gerente regional do 6º Núcleo de Saúde, Leudo Farias, confessou que o Ministério Público solicitou explicação para o caso, porém, teria informado o nome errado do paciente. Ele garantiu que logo que houver a regularização do nome correto do paciente, aí sim órgão tomará as providências cabíveis.
Leudo esclareceu que assim que tiver acesso às informações inerentes ao caso e ao tipo de medicamento em questão, verá a possibilidade de resolver o problema, tendo em vista que os medicamentos se dividem em duas situações, uma em que o Ministério da Saúde repassa ao estado, e outra onde o próprio estado adquire por conta própria.
Ouça mais detalhes na entrevista que segue abaixo.
Matéria por Patosonline.com
Áudio: Higo de Figueirêdo - Rádio Espinharas