36 mil ligações irregulares em Patos levam esgoto direto para o Rio Espinharas
Em tempos em que cresce a preocupação com o meio ambiente, a maior cidade do Sertão da Paraíba ainda enfrenta uma triste realidade. Mais de 36.000 (trinta e seis mil) ligações irregulares levam o esgoto doméstico de nossa Patos, direto para o Rio Espinharas. Essa afirmação foi feita pelo gerente regional da Empresa de Água e Esgoto da Paraíba – Cagepa, Regional das Espinharas, Maciel Damasceno.
A Regional das Espinharas administra 40 cidades do Sertão, sendo que dessas, apenas três: Patos, Itaporanga e Cajazeirinha, possuem uma pequena quantidade de esgoto tratado.
Patos, por exemplo, só conta com 4.787 ligações que tem seu esgoto doméstico tratado, ou seja, 11% dos mais de 40.000 domicílios. O restante é jogado nas galerias de água pluvial (usada para retirada de água das chuvas), e vai diretamente para o Rio Espinharas.
Maciel explicou que os 11% que tem ligações corretas, ou seja, são ligados nas tubulações que captam o esgoto doméstico, são destinados diretamente para a estação de tratamento da empresa, localizada no bairro do Matadouro, e recebe o devido tratamento, só depois, e inofensivo, é despejado no rio.
O chefe regional da Cagepa explicou que o governo da Paraíba, até fez um projeto para o saneamento básico em Patos, mas esbarrou na burocracia, e falta de vontade política nas esferas superiores.
Escute a entrevista com Maciel Damasceno, onde explica essa situação:
Áudio: Adilton Dias (colaborador)
Texto e foto: Patosonline