Em Patos: Presidente de associação diz que lavouras de milho tiveram perdas de quase 100% esse ano. Secretário de agricultura discorda
O presidente da Associação dos Produtores de Leite de Patos/PB, Walter César Limeira, afirmou na tarde dessa segunda-feira (30) do corrente mês de abril, que as lavouras de milho plantadas esse ano na zona rural de Patos, tiveram perdas de quase 100% já no mês de março.
A afirmação, segundo ele, baseia-se na irregularidade do período chuvoso, observada principalmente no mencionado mês, onde foram registrados, segundo dados oficiais da Emater local, apenas 55 mm de chuva em Patos, sendo a média pluviométrica de 206 mm.
Choveu muito abaixo da média em março, fato que prejudicou as lavouras de milho no município, pontua Walter César Limeira, que mantém sempre contato com outros produtores rurais de Patos, e que fazem a mesma afirmação: "2018 um ano de grandes perdas nas lavouras de milho da região".
Versão da Secretária de Agricultura
Já o secretário de agricultura do município de Patos, João Paulo, discordou dessa afirmação. Ele declarou que não existe essa perda em torno de 90% a 100% da lavoura de milho. “Pode ter sido na propriedade dele, mas no geral não”. Declarou o secretário.
O secretário afirmou que a avaliação das perdas ainda está sendo concluída, mas que em algumas localidades pode chegar a 30% ou 40%, longe dos 90% ou 100%, como afirmou o presidente da Associação dos Produtores de Leite.
Patosonline, com informações de Rodrigo César Limeira e João Paulo (secretário)