Curso de Mediação de Conflitos do MPPB é iniciado em Patos
Teve início nesta quarta-feira, dia 02, no auditório da 6ª Gerência de Ensino, o Curso de Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas nas Escolas, que é uma iniciativa do Ministério Público da Paraíba, através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Criança e do Adolescente (CAOP), e que tem por objetivo capacitar profissionais que atuam nas áreas de segurança, educação, proteção social, saúde e conselhos de direitos, sobre mediação de conflitos, alternativas para solução de conflitos no ambiente escolar.
O curso é dividido em cinco diferentes módulos, e o primeiro abordou o tema “Gênero e Sexualidade”. Dentre os participantes estão gestores escolares das Redes Municipal e Estadual, policiais e representantes das Redes de Proteção Social Básica e Especial, CRAS, CREAS e PETI.
A gerente da Rede de Proteção Social Especial, Ilva Lacerda, relatou sobre a dinâmica de abordagem dos temas e a importância do curso para a formação de todos que compõem o sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes em idade escolar.
“Conforme pactuado anteriormente os módulos do curso começaram a acontecer. Ontem tivemos o primeiro módulo onde foi trabalhada a questão de gênero. Iniciamos com uma dinâmica muito interessante com o senhor Petry. Em seguida tivemos a presença do Prof. Dr. José Neto que foi quem trabalhou a temática conosco. Foi muito produtivo e interativo, saímos bastante satisfeitos com o aprendizado. O professor José Neto tem o empoderamento do que ele faz e fala o que nos passa muita segurança para a gente no que devemos trabalhar,” revelou a gerente.
A formação continua durante todas as quartas do mês de maio, e no dia 09, próxima quarta-feira, acontecerá o segundo módulo, que trará como temas “Teoria dos Círculos de Construção de Paz” e “Comunicação Não Violenta”. No terceiro módulo, que acontece dia 16, será a vez de trabalhar a “Prática dos Círculos de Construção de Paz”. Já no quarto módulo, promovido no dia 23, além da prática será feita uma Simulação de Círculos de Construção de Paz. Para encerrar, no dia 30, o último dia de formação fará mais uma Simulação de Círculos de Construção de Paz e discutirá com os participantes sobre a experiência de planejar e facilitar os círculos.
Da Assessoria