Fla completa 115 anos com problemas dentro e fora de campo
O Flamengo comemora hoje 115 anos de história com uma programação de festividades. A força é de um gigante, apesar da idade avançada, mas as contradições não param por aí. Em plena data especial, o Rubro-Negro se encontra em situação delicada no Campeonato Brasileiro, ameaçado de rebaixamento. Justamente no ano seguinte à conquista do titulo nacional, o clube vive um drama que ultrapassa as quatro linhas, numa temporada altamente turbulenta.
O ano de 2009 terminou de forma triunfante, o que poderia dar a entender que 2010 seria tranquilo. Mas como se costuma dizer, Flamengo é Flamengo, e no clube de maior torcida do país, nada é previsível. Os problemas começaram ainda com o técnico Andrade, demitido juntamente com o vice de futebol Marcos Braz por conta da indisciplina do elenco. Depois disso, a derrocada foi vertiginosa.
Eliminado da Libertadores, o clube deu início a uma campanha ruim no Brasileirão, que culminaria na situação complicada nestas rodadas finais. Nesse curso, viu um dos ídolos de sua história recente, o goleiro Bruno, ser preso como suspeito do assassinato de Eliza Samudio. Mas o destino guardaria uma apunhalada ainda maior no coração dos rubro-negros.
Grande esperança para a organização do futebol do clube, o ídolo maior Zico deixou o cargo de diretor-executivo do Rubro-Negro após sofrer acusações relativas à sua gestão e por se sentir abandonado pela presidente Patricia Amorim.
Quanto à estrutura física, esta, então, definitivamente não condiz com a longa história e a grandeza do clube. Ainda sem estádio próprio, o Flamengo também sofre com com problemas estruturais no CT Ninho do Urubu.
De positivo no ano até então vale ressaltar o sucesso inicial do projeto Rubro-negro para sempre, voltado para a reforma do CT. Até a última sexta-feira, cerca de três mil tijolinhos já haviam sido comprados por torcedores, num valor aproximado de R$ 750 mil arrecadados.
O sonho do estádio próprio também parece mais próximo. Um terreno em Duque de Caxias foi oferecido ao clube, que agora analisa a proposta e pretende elaborar um projeto junto a investidores.
Balanço de 2010 do Rubro-Negro
Positivos
Campanha do Tijolinho
O projeto Rubro-Negro para sempre, lançado na última terça-feira e cujo objetivo é a estruturação do CT Ninho do Urubu, é um sucesso até o momento. No fim da última sexta-feira, o clube indicava a venda de cerca de três mil tijolinhos, em um total aproximado de R$750 mil arrecadados para as obras.
Estádio próprio
Na última sexta-feira, a presidente Patricia Amorim se reuniu com o prefeito de Duque de Caxias, Zito, que lhe ofereceu um terreno para a construção de um estádio. A dirigente aprovou o local e se reunirá esta semana com com o conselho diretor do clube. Se a sugestão for aprovada pelos conselheiros, um projeto será montado junto a investidores
Negativos
Ano sem título
O Flamengo irá encerrar a temporada 2010 sem a conquista de um título sequer, algo que não acontece desde 2005.
Prisão de Bruno
Um dos ídolos da história recente do clube, o goleiro Bruno foi preso em julho por suposto envolvimento no sumiço e na morte da ex-amante Eliza Samudio.
Adeus de Zico
Sob forte pressão de setores oposicionistas, inclusive com acusações de irregularidades na administração do futebol, o maior ídolo do clube entregou o cargo de diretor-executivo em outubro.
Luta contra o rebaixamento
No ano seguinte à conquista do Brasileiro, o Fla faz campanha pífia na competição e chega ao fim lutando para não cair.
Lancenet