Presidente do Sindicato dos Comerciários de Patos explica como empresas devem se posicionar no feriado de Corpus Christi. Escute
O presidente do Sindicato dos Comerciários de Patos-PB, Everaldo Lima, falou a respeito de como as empresas devem se comportar diante do feriado de Corpus Christi, nesta próxima quinta-feira (31).
Ele explicou que trata-se de um feriado religioso, que antes era cumprido em todo território nacional. Agora, o sindicalista explicou que prevalece o que consta na convenção coletiva da categoria em questão.
Everaldo mencionou que existe uma cláusula que estabelece 4 datas anuais que não podem funcionar com o serviço de trabalhadores. Além dessas datas, qualquer feriado ou domingo que os trabalhadores tenham que laborar, estes devem receber o valor de 50,00 R$ pela jornada de 6h, mais uma folga a ser estabelecida.
Essas são premissas da convenção coletiva do trabalho para 2017/2018. Os municípios que não possuem tal cláusula da convenção coletiva, o feriado se torna optativo.
Por último, Everaldo afirmou que as empresas podem abrir normalmente como se fosse um feriado, porém, elas terão que pagar o dia e ainda conceder uma folga ao trabalhador.
Ouça mais detalhes na entrevista que segue abaixo.
Matéria por Patosonline.com
Áudio: Adilton Dias