NO AR
Gerais

Matadouro Municipal de Patos é o único no Estado da Paraíba a atender normas mínimas de higiene sanitária

25/07/2018 às 16:07

O Matadouro público do Município de Patos, foi destaque numa reportagem da TV Paraíba, emissora afiliada da Rede Globo, exibida nesta quarta-feira (25), no JPB 1 edição, pela responsabilidade com a inspeção dos animais que são abatidos no local. Desde o início da atual gestão que o equipamento vem recebendo melhorias para se adequar as exigências do Ministério da Agricultura e, assim, poder garantir serviços de maior qualidade à população de Patos e Região.

O Matadouro de Patos existe há mais de 50 anos; e é o único público, do Estado da Paraíba, a atender as normas mínimas de higiene sanitária, de acordo com um estudo feito por pesquisadores do IFPB do Campus de Sousa em parceria com a UFCG de Patos, que analisou 66 Matadouros públicos e particulares.

De acordo o coordenador técnico da equipe de veterinários do matadouro, Drº Alexandre Mamede dos Santos, todas as exigências sanitárias mínimas são adotadas no local sob a supervisão de profissionais capacitados. Os animais que chegam ao local passam por uma inspeção da equipe de veterinários e ficam 24 horas em observação para diagnosticar se o animal possui alguma doença.

“Os veterinários percorrem o curral onde ficam os animais para observar se eles possuem alguma patologia, como a raiva e tuberculose , caso isso seja diagnosticado esse animal fica isolado. O abate só é liberado depois que é verificado se está tudo bem com o animal. Depois do abate a carne é congelada e inspecionada mais uma vez para receber o nosso selo de inspeção”, explicou.

O secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, também destacou outras medidas importantes que são tomadas como a exigência do GTA (Guia de Transporte Animal), que indica a procedência do animal para que ele possa entrar nas instalações do Matadouro. Ele disse, ainda, que isso é fruto de um trabalho de conscientização feito pela secretaria de Agricultura com os produtores do município.

"Nós temos contado com a parceria feita com os produtores que tem se concientizado cada vez mais sobre a importância de manter a regularidade no que diz respeito a cobrança dos GTAs. Todos estes fatores vem contribuindo para nós adquirimos esta excelência em qualidade no nosso Matadouro Municipal", concluiu João Paulo de Lacerda, secretário de Agricultura.

 

 

Da COORDECOM

 

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.