Coritiba só empata, mas tropeço do Bahia garante bi da Série B ao clube
Depois de cumprida a primeira parte, a missão do Coritiba em 2010 agora está completa. Mesmo com empate em Juazeiro do Norte por 2 a 2, com o Icasa, neste sábado, o clube alviverde sagrou-se campeão da Série B desta temporada com uma rodada de antecipação. E foi o segundo troféu da competição para a sala do Couto Pereira, já que, em 2007, o mesmo caminho já havia sido trilhado. Tudo porque o Bahia, único concorrente que restava, não fez o dever de casa e foi derrotado pelo Santo André, em Salvador, e não pode mais alcançar a equipe de Ney Franco.
Os gols foram marcados por Júnior Xuxa e Leozinho, com Marcos Aurélio e Geraldo descontando. O Verdão do Cariri manteve a 12ª, com 50 pontos, e vai terminar de modo honroso a competição, sem olhar para o rebaixamento. Já o Coxa segue estacionado nos 71 e, apesar de ainda haver mais um compromisso, no próximo fim de semana, só pensa em planejar seu retorno à elite.
O JOGO
A partida teve um atraso de sete minutos por conta de uma falha de comunicação entre os clubes. Tanto Coritiba quanto Icasa vestiam verde ao entrarem em campo, o que obrigou os visitantes a buscarem camisas brancas no vestiário. O calor intenso, referente às 16h, diga-se, uma vez que no Ceará não há horário de verão, não cessou. Mas o duelo teve um ritmo intenso.
Disposto a não abrir mão da vitória, o Icasa partiu para cima e notou que o adversário jogaria em seu erro, apenas nos contragolpes. Mas cercar tanto não foi uma tática efetiva, e o Coritiba criava perigo com Tcheco e Marcos Aurélio. Na categoria de Júnior Xuxa, porém, o Icasa abriu o placar, aos 19 minutos, com belíssima cobrança de falta.
Depois, empolgado, o time de Flávio Araújo seguiu em cima, com o trio Xuxa/André Neles/Assisinho. O goleiro Edson Bastos, então, passou a ser a principal figura em campo, com defesas que garantiram que a equipe da casa não abrisse vantagem maior. O público no estádio não se decepcionou com a boa qualidade do jogo. Ainda na primeira etapa, Marcos Aurélio deu alento ao Coxa ao empatar a partida, aos 44.
Na volta do intervalo, o Coritiba quase virou, de novo com Marcos Aurélio, e foi capaz de manter o controle das ações por alguns minutos. Sabendo que o Tricolor Baiano vencia naquele momento, não podia bobear e deixar a decisão para a última rodada. Pouco a pouco, no entanto, o Icasa se animou de novo e, com o apoio da torcida, fez 2 a 1, por meio de Leozinho, aos 27.
Para não fechar a campanha com derrota, com o jogo já bem morno, o angolano Geraldo, que acabara de entrar, igualou tudo outra vez com um chute forte de dentro da área. Curiosamente, nesta tarde houve a inaguração do placar eletrônico do estádio, que estampou, em letras garrafais, além dos quatro gols, a homenagem ao grande campeão da Série B.
Globoesporte.com