Com ajudinha de Sálvio Spínola, Grêmio vence e entra no G4
Com uma ajudinha de Sálvio Spínola, que assinalou um pênalti inexistente, o Grêmio venceu o Atlético-PR por 2 a 1, neste sábado, no Olímpico. Neuton, Douglas e Diego fizeram os gols gremistas. Paulo Baier descontou. Com essa vitória, o Grêmio chegou aos 57 pontos e entrou no G4. Já o Atlético caiu para a quinta colocação.
Empurrado pela torcida, que compareceu em bom número ao Olímpico, o Grêmio começou o jogo a mil por hora. Só nos dez minutos iniciais, o time da casa criou três oportunidades claras: duas com André Lima e uma em um belo chute de Fábio Rochemback na entrada da área.
A pressão continuou nos minutos seguintes e em grande jogada o Grêmio abriu o placar. Aos 13 minutos, Douglas fez belo lançamento para André Lima, que só escorou para Neuton. O zagueiro dominou a bola, driblou o defensor atleticano e bateu no canto esquerdo do goleiro Neto.
Mas, se Neuton mostrou extrema categoria no ataque, o mesmo não pode se dizer do trabalho do zagueiro no setor defensivo. Aos 17 minutos, ele cometeu pênalti infantil em Guerrón. Paulo Baier cobrou com categoria para empatar a partida, no Olímpico.
Após o gol do Furacão, a partida ficou mais equilibrada com as duas equipes se revezando no ataque. O lateral gremista Lúcio se aproveitou de uma bobeada da defesa atleticana e acertou uma bomba no travessão. Por sua vez, o Atlético explorava com maestria os contra-ataques.
Em um deles, Paulo Baier deixou Guerrón de frente para o goleiro Neto, mas o atacante acabou chutando para fora. O segundo tempo começou da mesma maneira que terminou o primeiro: equilibrado. O Grêmio, ligeiramente melhor, chagava com mais frequência ao ataque, mas errava o toque final.
No entanto, o árbitro Sálvio Spínola resolveu dar uma mãozinha para o time da casa. Após tabelar com Júnior Viçosa, Edilson se jogou dentro da área, mas o árbitro viu pênalti de Rhodolfo no ala. Na cobrança, Douglas deslocou o goleiro Neto para colocar o Grêmio, de novo, na frente, aos 13 minutos.
Depois de sofrer o gol, o Furacão se lançou de vez ao ataque, tentando garantir pelo menos o empate, mas foi o Grêmio que voltou a marcar, aos 43 minutos. Diego fez fila na defesa do Atlético e acertou o canto esquerdo do goleiro Neto. Vitória do Grêmio, que está cada vez mais próximo da Libertadores. Na próxima rodada, o Grêmio encara o Guarani, no Brinco de Ouro. Já o Atlético-PR enfrenta o Ceará, no Castelão.
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 3 X 1 ATLÉTICO-PR
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/Hora: 20/11/2010 às 17h (horário de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa-SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Vicente Romano Neto (SP)
Cartões amarelos: Neuton (GRE); Nieto, Manoel, Branquinho, Wagner Diniz, Rhodolfo, Paulo Baier, Chico, Deivid, Guerrón (APR)
Gols: Neuton, 13'/1ºT (1-0), Paulo Baier, 19'/2ºT (1-1), Douglas, 13'/2ºT (2-1), Diego, 43'/2ºT (3-1)
GRÊMIO: Victor; Edilson(Ferdinando, 29'/2ºT), Paulão e Neuton e Fábio Santos; Adilson, Fábio Rochemback, Lúcio e Douglas(Gilson, 45'/2ºT); Júnior Viçosa(Diego, 25'/2ºT) e André Lima. Técnico: Renato Gaúcho.
ATLÉTICO-PR: Neto, Wagner Diniz(Maikon Leite, 18'/2ºT), Manoel, Rhodolfo e Paulinho; Chico, Deivid, Branquinho(Ivan Gonzales, 27'/2ºT) e Paulo Baier; Guerrón e Nieto. Técnico: Sérgio Soares.
Lancenet