Aplicativo e-Título promete agilizar processo de votação, informa o representante do Cartório Eleitoral em Patos. Escute
O representante do Cartório Eleitoral na cidade de Patos, Rogério Dantas, falou a imprensa local para anunciar uma novidade que promete facilitar o processo de votação para muitos eleitores que utilizam a tecnologia dos smartphones.
Rogério explicou que, para poder votar, o eleitor precisa antes ser identificado na sessão eleitoral, onde o mesmo apresenta um documento oficial com foto, além do título eleitoral.
A novidade que promete agilizar esse processo é a ferramenta eletrônica chamada e-Título, um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Ele permite o acesso rápido e fácil às informações cadastradas na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais.
O app pode ser baixado para smatphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta que o eleitor insira seus dados pessoais. Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.
Neste caso, o celular só será utilizado para fazer a identificação do eleitor junto a sua sessão. Ou seja, após isso, ele deve deixar seu celular e se dirigir à urna para votar, conforme enfatizou Rogério Dantas.
Matéria por Patosonline.com