NO AR
Locais

Hemonucleo de Patos ainda registra baixo estoque de sangue

23/11/2010 às 15:11

Em nível nacional está sendo vivenciada a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, nos hemocentros e hemonucleos estão acontecendo campanhas para incentivar o ato solidário da doação.

A atividade prossegue até o dia 25, deste mês de novembro, quando também é comemorado oficialmente o Dia Nacional do Doador de Sangue.

A reportagem da Rádio Espinharas visitou o hemonucleo, e na oportunidade ouviu Dra. Cláudia Miranda (foto), diretora da unidade de Patos.

A diretora lembrou que a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, objetiva aumentar o percentual de doações visando atender a grande demanda de transfusões.

Atualmente, apesar do trabalho de conscientização, do numero de doadores cadastrados, e até do serviço de coleta externa o estoque da substância está baixo.

“Registramos uma grande demanda de saída de sangue enquanto o retorno muito pouco. Precisamos muito que estes doadores continuem doando. É considerável o número de doadores aqui em Patos mas boa parte deste número não tem comparecido nas datas programadas ou seja, com assiduidade que seria de três em três meses (homem) e de quatro em quatro meses (mulher)” lembrou.

A procura tem aumentado, mas a quantidade de doações de sangue não chega no mesmo compasso. Dra. Cláudia Miranda fez ver que o hemonucleo está precisando principalmente de sangue com fator RH negativo do grupo  O.

O final de ano é uma época em que caem ainda mais as doações de sangue, fazendo com que o órgão de saúde trabalhe nas campanhas de conscientização.

Conforme a responsável “doar sangue é doar vida, portanto a população deve cooperar doando e compreendendo que um ato simples pode salvar muitas vidas”.

No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, a data tem como meta valorizar a doação voluntária. 

“O doador de sangue tem uma importância grandiosa pra sociedade, deste modo em nome do hemonucleo parabenizamos a todos indistintamente pedindo sempre que não deixem de cumprir este gesto humano e de profundo amor” concluiu.

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde.

Da Redação: Marcelino Neto

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.