Alunos e funcionários do Centro Irmã Benigna realizam exposição para comemorar os 115 anos da história de Patos
A Escola Especial Irmã Benigna realizou, na tarde desta quarta-feira (14), a solenidade de encerramento da exposição: "Patos 115 anos de história", que homenageou o aniversário de fundação da cidade. O trabalho de pesquisa e exposição foi elaborado pelos próprios alunos da escola, com auxílio dos professores, funcionários e diretores.
A psicóloga Rita de Kássia explicou que a exposição foi realizada para comemorar o aniversário de 115 anos de Patos e os 28 anos de existência da instituição no município. Ela falou como foram desenvolvidas as atividades de pesquisa e desenvolvimento desse projeto.
"Essa exposição foi concretizada através de atividades realizadas com os alunos do Centro, por meio de um planejamento com atividades de práticas pedagógicas voltadas para a questão dos principais fatos da história de Patos, resgatando toda história e mostrando os pontos turísticos que foram visitados pelos nossos alunos que tiraram fotos e fizeram trabalhos manuais artesanais", explicou a psicóloga Rita de Kássia.
O Centro de Referência em Atendimento Especializado Irmã Benigna atende a 101 pessoas de Patos e região que possuem algum tipo de deficiência física ou necessidade especial como deficiência auditiva, visual, síndrome de Down, cadeirantes, entre outros casos.
A diretora da escola, Maria de Lourdes, destacou que é muito gratificante trabalhar com pessoas que possuem algum tipo de necessidade e que a realização dessa exposição representa mais uma forma de superação dos alunos.
"Cada dia para nós é um desafio porque nós trabalhamos com 101 pessoas que possuem alguma deficiência. Trabalhar aqui também é um aprendizado para nós profissionais, porque muitas vezes a gente se queixa de coisas que são passageiras e aqui nos estamos vendo, diariamente, a superação dessas pessoas e isso para nós é um engrandecimento", destacou a diretora do Centro Irmã Benigna, Maria de Lourdes.
Coordecom