Grande quantidade de incêndios na região de Patos preocupa comandante do Corpo de Bombeiros. Escute
O comandante do Corpo de Bombeiros de Patos, tenente coronel Saulo Laurentino, disse durante entrevista à imprensa local que o segundo semestre do ano sempre exige um pouco mais de trabalho e planejamento do órgão no combate às queimadas irregulares, sejam na zona rural ou na zona urbana com os terrenos baldios.
Laurentino alertou que a prática de queimadas irregulares é considerada um crime ambiental, tendo em vista que provoca poluição no meio ambiente e, sendo assim, as pessoas que realizam tal prática estão sujeitas a algumas penalidades impostas pela lei. E ressaltou que o Corpo de Bombeiros está programado para intervir nesses casos, quando eles acabam ocorrendo.
Além disso, o comandante informou que as altas temperaturas típicas deste período do ano também contribuem para causar os focos de incêndios de grandes proporções e em várias localidades do sertão.
Ele citou um exemplo ocorrido no município de Itaporanga, com um incêndio de grande amplitude numa área de serra, o qual exigiu um significativo apoio das guarnições de cidade de Patos.
Laurentino ainda lembrou que a área de cobertura do Corpo de Bombeiros é muito extensa, e que devido ao aumento dos incêndios em toda a região do sertão, fica muito complicado combater todos os casos ao mesmo tempo. Portanto, aproveitou para recomendar que as pessoas evitem qualquer prática agrícola com a utilização de fogo, uma vez que essas práticas acrescidas das altas temperaturas e a vegetação seca, têm contribuído para o surgimento de vários focos de incêndios, que inclusive costumam demorar vários dias para que o efetivo do Corpo de Bombeiros possa controlar a situação, além da grande logística que exige cada caso.
O Corpo de Bombeiros da cidade de Patos atende pelo número 193.
Ouça mais detalhes na entrevista que segue abaixo.
Sonora: Higo de Figueirêdo - Rádio Espinharas