Hoje deveria ser o Dia Municipal do Rio Espinharas
A cidade de Patos passará há comemorar todo ano e oficialmente hoje, dia 24 de novembro, o Dia Municipal do Rio Espinharas. O projeto de lei que está tramitando na Câmara de Vereadores é de autoria do vereador Edileudo Lucena– PT, após passar nas comissões provavelmente será sancionado pelo prefeito Nabor Wanderley - PMDB. Esse seria o primeiro mês de vigência da lei, mas por questões burocráticas ainda encontra-se parado.
No dia 05 de novembro deste ano, aconteceu uma grande mobilização que reuniu centenas de estudantes e cidadãos interessados em chamar a atenção da sociedade para o grave problema vivido pelo Rio Espinharas. A manifestação foi um sucesso, mas na prática não mudou muito o tratamento dado para mudar a realidade do Rio. Até porque aos presentes restava a indignação, e aos governantes as ações práticas com as parcerias da sociedade.
“100% dos esgotos correm para dentro do Rio Espinharas sem tratamento. As ações políticas que foram prometidas desde a manifestação não saíram das boas intenções. Hoje deviria estar acontecendo ações práticas para mobilizar a sociedade para o tratamento do Rio, mas as atividades estão somente dentro de algumas escolas”, disse o professor Luíz Aquino.
A problemática que vem sendo vivida pelo Rio Espinharas está sendo analisada por instituições de nível superior, a exemplo da UFCG e das FIP. O professor de geografia Osman Batista tem acompanhado de perto a agonia do Rio que se transformou em esgoto e da inoperância dos políticos para reverter o drama.
Jozivan Antero-patosonline.com