Açude do Jatobá: mais um ano aguardando revitalização
De responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), órgão do Governo Federal, o Açude do Jatobá, que foi construído em 1952, já foi um dos principais mananciais de abastecimento da cidade de Patos, porém, atualmente se encontra abandonado.
Há vários anos, a sociedade patoense cobra revitalização do Açude do Jatobá, pois oassoreamento do leito do açude é visível, o matagal invade sangradouro e até o balde sem que nada seja feito. Até a pavimentação em paralelepípedos da estrada sobre o balde foi feita apenas pela metade. A estrutura do balde está tão desgastada que perdeu tamanho e a nas sangrias se teme desastre.
Os apelos da sociedade para que medidas sejam tomadas por parte das autoridades federais vez por outra vem à tona. As representações federais na política também são cobradas, mas demonstram não terem força para algo considerado tão simples.
Enquanto a revitalização não acontece, o mais querido manancial da cidade de Patos continua esperando por medidas que resgatem a sua capacidade hídrica e a autoestima dos cidadãos que veem o abandono ano a ano.
Por Jozivan Antero – Patosonline.com