Independiente vence LDU, quebra tabu de 14 anos e pega o Goiás na final
Maior vencedor da história da Taça Libertadores da América, o Independiente será o adversário do Goiás na decisão da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, o time argentino venceu a LDU-EQU por 2 a 1 e avançou por conta do critério de gols anotados fora de casa (perdeu em Quito por 3 a 2).
O Independiente não chegava a uma final de competição continental há 14 anos, quando enfrentou o Grêmio na decisão da Recopa Sul-Americana em abril de 1996 e perdeu por 4 a 1, no Japão.
A primeira partida da grande final da Sul-Americana acontece na quarta que vem, 1º de dezembro, no Serra Dourada. Sete dias depois, o campeão será conhecido no Estadio Libertadores de América.
Empurrado pela torcida que lotou o Estádio de Avellaneda, o Independiente abriu o placar aos 26 minutos de jogo. Após cobrança de escanteio, o ataque argentino fez linha de passes de cabeça na área e a bola sobrou quase em cima da linha para Barra só empurrar para o gol.
A LDU, atual campeã da Sul-Americana, empatou nos acréscimos da primeira etapa. Salgueiro recebeu de Barcos na entrada da área e chutou forte, no canto esquerdo.
O segundo e decisivo gol dos mandantes veio logo aos 35 segundos do segundo tempo. O volante Urrutia, ex-Fluminense, errou passe na entrada da área da LDU e Fredes ficou frente à frente com o goleiro Ceballos para tocar no canto.
A última vez que o Independiente levantou uma taça foi em 2002, quando conquistou o Torneio Apertura do Campeonato Argentino. Sua última conquista internacional aconteceu em 1995, na Supercopa da Libertadores, diante do Flamengo. O Goiás busca seu primeiro título internacional.
ESPN