Médico Eulâmpio Dantas fala sobre meningite e repassa algumas orientações importantes no tocante à prevenção. Escute
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais.
Na cidade de Patos, sertão do estado da Paraíba, a especulação de que uma criança teria apresentado a referida doença causou preocupação em toda a cidade.
Para falar sobre o assunto, o médico Eulâmpio Dantas, diretor clínico do Hopital Infantil de Patos, falou a imprensa local nesta terça-feira (19), e aproveitou a oportunidade para esclarecer alguns pontos importantes sobre a vacina contra a meningite e outras formas de proteção.
Depois de ter confirmado que não procede o caso da suposta criança com meningite, Eulâmpio alertou que não existe vacina com 100% de eficácia, porém, reconheceu a que vacina meningocócica tem demonstrado um percentual de eficácia bem satisfatório, indo de 85% a 100%.
Isso não impede que um país como o Brasil venha a apresentar essa bactéria, garantiu Eulâmpio. Para melhorar ainda mais a defesa, o médico disse que além da vacina, os pais de crianças abaixo de um ano (principalmente) devem ter cuidado redobrado com a higiene e limpeza dos locais onde essas crianças habitam, além de evitar o contato delas com pacientes adultos que tenham alguma doença respiratória.
Ouça mais detalhes na entrevista que segue.
Matéria por Patosonline.com
Áudio: Higo de Figueirêdo - Rádio Espinharas