NO AR
Gerais

Equipe de vigilância epidemiológica se reúne com pais e alunos do FERA GEO para tranquilizá-los sobre caso de meningite

25/03/2019 às 12:03

O secretário de saúde, Davi Nunes da Paz e a equipe de Vigilância Epidemiológica do município de Patos, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (25), no Fera Colégio e Curso (GEO Patos), com pais, alunos, professores e funcionários da instituição, para repassar informações sobre o caso de um aluno internado no Hospital Universitário, em João Pessoa, com suspeitas de meningite. Também estiveram no encontro, que aconteceu na quadra da escola, o médico Umberto Júnior e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da 6ª Gerência Regional de Saúde, Marivalda Xavier.

O secretário Davi Nunes falou sobre as medidas que foram adotadas pela gestão logo que tomou conhecimento do caso. E disse que ao ser informado que teria uma criança com suspeita de meningite no município de Patos, imediatamente passou a acompanhar os exames que foram realizados, e ao mesmo tempo tentando transferir essa criança para os locais de referência, que são os hospitais universitários, tanto o de Campina Grande como o de João Pessoa.

 “Mas, mesmo assim o local onde ela estava internada já iniciou a profilaxia e a criança respondeu muito bem a profilaxia feita no hospital, mas mesmo assim, nós conseguimos transferir essa criança para o HU de João Pessoa e o médico infectologista, que a atendeu, percebeu que a criança não tem maiores riscos, estamos aguardando para amanhã o resultado dos exames par dizer, exatamente, que tipo de meningite é. Mas, como a reação da criança aos antibióticos foi muito boa, acredita-se que seja uma meningite viral”, disse Davi.

O médico Umberto Júnior afirmou que não existe risco para os alunos e funcionários do colégio por se tratar de uma doença autolimitada que tem resolução espontânea. Ele confirmou que o caso em questão, realmente trata-se de uma suspeita de meningite viral.

“Então, nesses casos não há a menor necessidade de grandes preocupações por se tratar de uma doença autolimitada que tem resolução espontânea, ou seja, a criança vai ficar bem, como de fato a evolução é muito boa, e risco para os alunos, para os funcionários, ele não existe. Não há necessidade, inclusive, de se fazer uma profilaxia. Isso aí está descartado. E nesse sentido a minha vinda aqui foi para tranquilizar a todos”, conclui o médico.

A diretora do Fera Colégio e Cursos (GEO Patos), Edilene Medeiros, tranquilizou os pais, alunos e funcionários, justificando que a criança está bem, e a meningite que ela contraiu é a meningite viral, àquela que é tratada de forma mais simples, sem ser àquela contagiosa que está todo mundo em pânico.

“Então, desde ontem quando a gente soube, imediatamente eu entrei em contato com às autoridades para saber que medidas eu deveria tomar enquanto escola, e nesse momento estou recebendo o secretário Davi e equipe para explicar aos pais, alunos e funcionários para tranquilizar mais ainda”, comentou Edilene.

A Vigilância em Saúde e a Vigilância Epidemiológica do Município de Patos, adotaram todas as medidas de controle da doença conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.A única autoridade responsavel para falar em surto, no municipio de Patos, é o secretário municipal de saúde, através da vigilancia epidemiológica.

 

Coordecom

 

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.