Em Patos, roda de ambulância do SAMU se solta e causa susto na equipe
Neste sábado, dia 30, no cruzamento das Ruas São José com Rua do Prado, centro de Patos, a ambulância de Unidade de Suporte Básico de número 02 (USB 02) teve uma falha mecânica que causou um susto na equipe de socorristas.
A roda dianteira esquerda se soltou e só não causou um acidente porque o condutor estava com velocidade baixa. De acordo com relatos de transeuntes, a cena chamou a atenção, porém, minutos depois, outra ambulância foi deslocada para transportar a equipe.
Informações repassadas por Fernando Meneses, coordenador de frota do SAMU/Patos, o problema é que várias ambulâncias estão em uso há muito tempo. “Essa ambulância em questão é de 2010. Era um veículo muito bom da Renault, modelo Master, mas já tem rodado bastante. Precisamos de renovação de frota. O Ministério da Saúde autorizou desde 2018, mas até agora não se explica porque as três ambulâncias liberadas para Patos não chegaram”, relatou Fernando.
A roda se soltou em decorrência de problema na caixa de marcha. A ambulância havia estado na oficina na última quinta-feira, dia 28, para conserto na suspensão, no entanto, neste sábado apresentou problemas também em outro item da mecânica que ocasionou o fato.
A carência de ambulâncias não está se dando apenas no Município de Patos, mas também em São José do Bonfim, Teixeira, dentre outras cidades da região metropolitana de Patos. O Deputado Federal Hugo Mota (PRB) tornou público recentemente que está fazendo esforços para as ambulâncias serem liberadas pelo Ministério da Saúde. A expectativa vem desde o final de 2018, mas, já se passaram 3 meses de 2019 e as ambulâncias não são liberadas.
Por Jozivan Antero – Patosonline.com