Banhistas deixam lixo espalhado às margens do Açude Jatobá
O Açude Jatobá, no município de Patos, com capacidade de armazenar 17.516.000m³, está com 5.498.525m³ (31,39%) de sua capacidade hídrica, com as chuvas que vêm caindo na região. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).
Com isso, é grande o número de pessoas que vão ver o espetáculo das águas naquele manancial público. Porém, alguns banhistas ignorantes e mal educados, soltam seus detritos a céu aberto, provocando a poluição tão indesejada por pessoas educadas e pelos órgãos ambientais.
O lixo plástico é considerado um dos maiores vilões do meio ambiente. É composto geralmente pelas sacolas plásticas e garrafas pet que levam centenas de anos para se decompor e degradam o ambiente de forma tão intensa que transformam os mares em lixões, montanhas nos aterros sanitários, bem como acabam com rios e córregos. Ou seja, se transformam em um verdadeiro pesadelo para os seres vivos.
Todavia, pudemos constatar a inexistência de recipientes próprios (tambores) para serem depositados esse lixo, como também, uma fiscalização por parte da gestão pública, e uma conscientização ambiental aos banhistas, por parte da Secretaria de Meio Ambiente.
Fonte - Airton Alves / Patosverdade.com
Imagens redes sociais (WhatsApp)