Prefeito e secretários discutem pleitos de agentes de saúde e de endemias
Representantes do Sindicato dos Agentes de Saúde e de Endemias de Patos estiveram reunidos com o prefeito Nabor Wanderley com o qual discutiram diversos assuntos, com grande ênfase à implantação da insalubridade para os agentes de saúde, um ponto presente na pauta da entidade classista.
Do encontro participaram também os secretários municipais de Saúde e Planejamento, Eisenhower Brito Segundo, de Administração José Corsino Neto e o procurador do Município, Maurício Alves.
Sobre a incorporação da insalubridade, ponto polêmico da reunião, Maurício falou que tramitam ações judiciais sobre essa matéria, ficou decidido que a assessoria jurídica do Sindicato fará uma consulta ao TCE e ao TRT sobre a possibilidade jurídica de sua implantação. “Vamos aguardar o parecer jurídico. O certo é que o Município cumprirá o determinado pelos tribunais”, comentou o procurador jurídico de Patos.
O secretário de Saúde, Eisenhower Brito, endossou as palavras de Maurício Alves e enfatizou que, caso o parecer seja favorável à categoria, a Prefeitura implantará de imediato a insalubridade para os agentes de saúde. Ele lembrou várias conquistas dos agentes de saúde e endemias ao longo da gestão Nabor Wanderley, a exemplo da efetivação destes, conhecimento do tempo de serviço, carga horária de seis horas diárias, 30 semanais, dentre outros. “Essa mesa de diálogo só vem engrandecer as conquistas que a categoria vem alcançando”, explicou Eisenhower.
O presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e de Endemias, João Bosco Valadares, disse que a reunião foi bastante positiva na questão da insalubridade, que aumentaria 20% em cima do salário mínimo nos contracheques dos ACS, algo em torno de R$ 102,00. Bosco elogiou o canal aberto pelo prefeito Nabor Wanderley para, de forma democrática, discutir as reivindicações dos trabalhadores. “A administração municipal vem respeitando ao longo desses anos nossa categoria e atendendo as principais reivindicações”, afirmou Valadares.
Nabor Wanderley explicou que esse canal de diálogo implantado em sua administração, recebendo todas as categorias de servidores para tratar de assuntos ligados aos seus interesses trabalhistas, tem contribuído bastante para avanços, não apenas em torno das conquistas, mas também na melhoria de serviços oferecidos à população. “Trabalhando com satisfação, autoestima elevada, os funcionários desenvolvem suas atividades com maior eficácia”, disse Nabor.
Fonte: Patos.pb.gov