Inter vence Grêmio Prudente em ritmo de treino antes do Mundial
Em seu último jogo no Brasil, antes da disputa do Mundial de Clubes, o Internacional bateu o Grêmio Prudente por 3 a 0. O centroavante Alecsandro, que ficou quase 40 dias sem marcar, Tinga e Giuliano garantiram o marcador em Presidente Prudente. Sem nenhuma influência no final do Campeonato Brasileiro, a partida desta quinta-feira (2) foi um teste de luxo para os gaúchos, que embarcam rumo a Abu Dhabi na próxima quarta-feira.
A única ausência no treino especial do Inter foi do zagueiro Índio. Relacionado para o jogo, o defensor foi vetado pela comissão técnica minutos antes da bola rolar. O motivo: dores musculares. A situação, porém, não preocupa os médicos gaúchos. Índio estará em campo na estreia no Mundial, em 14 de dezembro, contra Pachuca ou Mazembe, do Congo.
O resultado tira um peso do técnico Celso Roth, já que a equipe titular não ganhava havia oito rodada no Campeonato Brasileiro. O resultado de 2 a 1 contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, foi conquistado pelos reservas. Com força máxima, o Inter só venceu antes desta quinta o Atlético-MG, por 1 a 0, em 10 de outubro.
A partida em Presidente Prudente demorou para ter um lance de emoção. Melhor em campo, o Inter cercava a área do goleiro Sidney. Mas não finalizava muito. O meio-campo dos gaúchos não encontrava resistência na marcação do Grêmio Prudente. Tanto assim que, aos sete minutos Nei é acionado na direita e cruza. Alecsandro sobe, desvia de cabeça, mas erra a conclusão.
O caminho para chegar ao gol, porém, havia sido descoberto pelos gaúchos. Forçando as jogadas pelos lados, o time de Celso Roth marcou aos 16, após bela tabela de Kleber com D’Alessandro. O lateral-esquerdo cruzou da linha de fundo e Alecsandro não errou, marcando de dentro da pequena área, com um desvio de cabeça.
Desta forma, Alecsandro quebrou um jejum de 38 dias sem marcar. A última vez que o centroavante deixou sua marca foi em 24 de outubro, no clássico Gre-Nal do estádio Olímpico, que terminou empatado em 2 a 2.
Investindo mais nas inversões, conforme pediu Roth, o Inter dominava a partida. A defesa, desfalcada de um titular, em nenhum momento se viu em apuros contra Willian José ou Rayner. Aos 23 minutos, a superioridade vermelha se comprovou mais uma vez no placar.
De novo pelos flancos, mas agora pela direita, o Inter cruzou. Após o levantamento de Nei, Alecsandro ajeita para o centro e Tinga completa com o peito para o fundo do gol. Melhor em campo, com o placar a seu favor e diante de um adversário fraco e desmotivado, os visitantes diminuíram o ritmo.
A pena veio no principio da etapa final. Em menos de três minutos o Grêmio Prudente acuou a defesa do Inter muito mais do que em todo o primeiro tempo. Rayner, logo a um minuto, e João Vítor assustaram o goleiro Renan.
Mas a reação do rebaixado dono da casa durou pouco. Lentamente o Inter voltou ao controle das ações. Celso Roth, então, resolveu preservar mais de suas figuras importantes. Aos 24 minutos o técnico sacou Rafael Sóbis e colocou o jovem Oscar. Mais tarde foi a vez de Giuliano ocupar a vaga de Tinga.
Mais tarde, Andrezinho entrou na vaga de D'Alessandro. As mexidas do comandante deram mais ânimo no final do confronto. Aos 36 minutos, depois de levantamento da direita, a zaga do Prudente cortou e Giuliano pegou a sobra. De primeira, o meia bateu forte marcando um golaço e definindo o placar.
A delegação do Internacional embarca para Abu Dhabi na próxima quarta-feira. Um dia antes, no estádio Beira-Rio, o clube organiza a exibição de um filme sobre a conquista do segundo título da Libertadores, faturado em agosto passado, para marcar a despedida da torcida ao grupo de atletas. O encontro deve reunir 30 mil pessoas.