Fundação Ernani Satyro lança Coral da Terceira Idade
A Fundação Ernani Satyro lançou na última sexta-feira (03), dentro da programação dos festejos alusivos a Nossa Senhora da Conceição, o “Coral da FUNES” - composto por mulheres da terceira idade, que tem como professor e regente o Maestro Joaquim Soares Neto (Joaquim do Clarinete) e como coordenadora a diretora de departamento cultural da Fundação a jornalista Lusângela Azevêdo.
O projeto tem como principal objetivo incentivar e promover uma maior integração social desta faixa etária e despertar a sensibilização das pessoas.
Acompanhadas pelo músico Edinho, no violão e no teclado por Glória (integrante do Coral), as coralistas iniciaram com as músicas “Asa Branca” - canção de choro regional (popularmente conhecido como baião) de autoria da dupla Luis Gonzaga e Humberto Teixeira, composta em 3 de março de 1947, cujo o tema da canção é a seca no Nordeste brasileiro e a música “Luar do Sertão” sucesso da música popular brasileira composta por Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco, cantada por Luiz Gonzaga.
Em seguida homenageando ao mês que nasceu Jesus Cristo elas executaram as músicas Nasceu o Redentor e Noite de Paz. Encerrando a apresentação com o Hino de Nossa Senhora da Conceição, que emocionou as dezenas de pessoas presentes na Praça Edvaldo Motta.
Criada através da Lei Estadual nº. 5.048/88, de 21 de junho de 1988 e inaugurada em 05 de março de 1991, a Fundação Ernani Satyro é uma entidade mantida pelo poder Público Estadual que tem por finalidade dinamizar a cultura do sertão paraibano, além de preservar a memória do seu patrono, o Ministro Ernani Ayres Satyro e Sousa, o único patoense a governar o Estado da Paraíba.
Espelhando-se na missão de “Integrar a comunidade às manifestações culturais”, a FUNES vem realizando promoções nas áreas de literatura, artes plásticas, música, teatro, cinema nacional, incentivando a realização de congressos e seminários, gerando conhecimento e capacidade cultural.
A FUNES vem realizando sistematicamente projetos de incentivos na área musical, a exemplo dos Festivais de Violeiros, Fórum de Bandas de Musicas, Sessões Quintas Musicais, Encontro de Grupos de Flauta Doce e Mostras Carnavalescas, incentivando os artistas locais e descobrindo novos talentos.
Ascom
Postado por Marcos Oliveira