Rádio Espinharas promove debate com imprensa sobre o São João 2010
A convite do jornalista e repórter Higo de Figueiredo da Rádio Espinharas de Patos aconteceu na noite desta segunda-feira, 28, um debate com membros da imprensa patoense sobre o São João 2010. O espaço para o debate na Rádio Espinharas foi das 20:00 ás 22:00 horas e contou com o jornalista Osvaldo Medeiros, Cláudio Paschoal, Jota Júnior e Jozivan Antero representando o patosonline.com.
Durante duas horas foram avaliados os principais e mais polêmicos pontos do São João de Patos com participação de ouvintes ao vivo e internautas pelo site da própria Rádio.
Uma das principais questões e também uma das mais polêmicas durante o debate diz respeito à privatização do São João de Patos. Foi consenso entre os debatedores que o São João de Patos está tornando-se um evento onde o privado está se sobressaindo ao público. Com por exemplo: Empresas privadas determinando espaços a serem explorados financeiramente, formação de monopólio para empresa patrocinadora no preço das bebidas consumidas, camarotes a preços exorbitantes, área vip próximo ao palco para dar privilégios aos que pagarem para estar mais bem localizado em detrimento do povo, contratação de empresa promotora de eventos sem critérios estabelecidos de forma pública e etc.
O espaço resumido para comportar a multidão que freqüenta a festa junina devido à má distribuição de camarotes e barracas de bebidas também foi questionado pelos presentes ao debate. “Dois dias antes do início do evento o ministério público, prevendo um espaço ainda menor, determinou a remoção dos vendedores ambulantes de comida para um outro local. Imaginem se isso não tivesse acontecido! O espaço seria menor ainda. O problema foi o pouco tempo para que os ambulantes se organizassem”. Disse Cláudio Paschoal.
Foi consenso entre os presentes a falta de plano de mídia para divulgar a época junina e as atrações na cidade para o São João: faltou trio pé de serra na rodoviária recepcionando os turistas, cartaz da festa do São João, ornamentação nos principais acessos da cidade, mídia estadual e interestadual do evento em Patos.
“Falta a Prefeitura Municipal de Patos definir que tipo de turista a cidade que ter durante o São João. Se um turista de eventos voltados a grandes atrações ou de valorização dos valores regionais e da música nordestina, ou seja, famílias”. Disse Jozivan Antero.
No debate foi reconhecida a dimensão que tomou a realização do São João nesses quase vinte anos e principalmente nos últimos oito anos. Foi analisado sobre a necessidade de deixá-lo cada vez melhor, mas que para isso é necessário rever conceitos e metodologias usadas para a realização do maior evento da cidade e um dos maiores do Nordeste.
Jozivan Antero-patosonline.com