NO AR
Esportes

Após punição, advogados do América/AM e do Joinville ficam com dúvidas

10/12/2010 às 13:12

Mesmo após o América/AM receber punição de perda de seis pontos, além de multa de R$ 300 pela escalação irregular do jogador Amaral Capixaba na partida contra o Joinville, os advogados Osvaldo Sestário do clube amazonense e Roberto Pugliesi do catarinense, divergem opiniões e ficam na dúvida da posição final do Pleno da Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), deixando em aberto em que momento da competição será aplicada a pena e, principalmente, que time subirá para a Série C.

Em julgamento realizado na última quinta-feira, dia 9 de novembro, o América/AM, vice-campeão da Série D pelo Campeonato Brasileiro, foi considerado culpado por escalar um atleta que não estava descrito no BID da Confederação Brasileira de Futebol, porém, o resultado final não foi compreendido da mesma forma pelos advogados dos clubes envolvidos.

Para Sestário, o time foi penalizado, porém, não foi eliminado da competição. “Eu entendi, até peço perdão aos auditores, que foi tirado seis pontos do América na fase final do campeonato, até porque se declarou ali que não haveria eliminação do clube e que caberia ao departamento da CBF ver como ficaria a classificação final”, declarou o advogado do América/AM em entrevista.

Perguntado se acredita que o América permanece com a conquista da vaga de acesso a Série C, o advogado afirmou que sim, pois entendeu que os pontos perdidos foram na fase final. “Exato, até porque foi falado que o Guarany vai ser declarado campeão. A partir do momento que o Guarany é declarado campeão você não mexe na competição lá atrás e eu entendi que a fase que está sendo mexida é somente na fase final e esses pontos na fase final não se comunicam com os outros pontos”, concluiu.

Por outro lado, o jurídico do Joinville, clube que entrou com notícia de infração no tribunale, entendeu que os pontos perdidos foram da partida contra o Joinville enão na fase final da competição. “Isso para mim está muito claro, até porque senão não há pena ou a pena é aplicada no momento incorreto da competição. O atleta ele atuou irregular naquele momento e ele tem que ser apenado naquele momento”, explicou Pugliesi.

O advogado do time catarinense ressaltou ainda que o América será o único clube punido e com isso a classificação será alterada. “O tribunal não falou que o Guarany é campeão, ele falou que não vai mexer nos jogos, ou seja, não vão se repetir jogos, e sim tirar pontos. Tirando pontos do América, só do América, mexe na classificação do América o único apenado, então o América tem necessariamente que descer a sua classificação e os demais subir. Agora os outros envolvidos Madureira, Guarany, esses não podem ser afetados a partir do momento que se diz que não vai se repetir jogos”, finalizou.

Com tantas incertezas, o melhor será aguardar a decisão final do STJD por escrito e a homologação do resultado pela CBF, para assim América/AM ou Joinville iniciarem as comemorações do acesso á Terceira Divisão.

 

Fonte: Justiça Desportiva

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.