Testes inauguram rampa de parapente no Pico do Jabre
Além das belezas naturais, o Pico do Jabre localizado no município de Matureia (325 quilômetros de João Pessoa, ponto mais alto da Paraíba e terceiro no Nordeste, a partir de domingo (19) às 08h00, haverá os primeiros testes para a inauguração de uma rampa de parapente, espécie de pára quedas inflável. A área irá agregar mais um atrativo turístico para o município.
O espaço foi construído pelo praticante de parapente, Bruno Wanderley, com orientações técnicas de uma equipe de Recife e apoio da prefeitura de Matureia. O delineamento da Rampa foi feito pelo instrutor de parapente Cláudio Cardoso (Recife-Pe), Edivan (praticante de parapente), Israel (in memória) (Praticante de parapente e paramotor)
Segundo Wanderley foram investidos aproximadamente 3 mil reais na rampa entre material de construção para 138 metros quadrados de gramado e mão- de- obra. Ele informou que o acesso à rampa é de 5 quilômetros de estrada de barro em ótimo estado de conservação até a entrada do Pico do Jabre mais 1,5 km de subida em calçamento.
O praticante de esporte radical revelou ainda que a altura da rampa para o pouso é de 400 metros, os ventos são do sul e sudoeste. “Na ultima vez em que a equipe de Recife veio para fazer o delineamento não houve voo devido aos fortes ventos, mas dessa vez os ventos estão mais favoráveis e provavelmente será possível a realização dos testes”, argumentou.
Quanto ao tipo de voo Bruno frisou que é lift, que é um termo referente ao movimento “para cima” do ar, resultado do choque do vento contra um objeto determinado por um número de variáveis determina as características de uma dada ascendente de morro, e a Térmica que é um voo mais difícil, pois normalmente é mais turbulento do que o lift, exigindo do piloto mais controle e mais atenção na pilotagem.