Greve dificulta registro de candidatura e TRE fará plantão
A Justiça Eleitoral começa a partir da próxima segunda-feira, dia 5, a trabalhar em regime de plantão, segundo confirmou o secretário Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE). É o último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem nos tribunais regionais eleitorais, até as 19h, o requerimento de registro de candidatura a governador, vice-governador, senador e suplentes, deputados federal e estadual, e a partir desta data os tribunais regionais eleitorais terão, inclusive, que manter suas secretarias abertas aos sábados, domingos e feriados. Isso se a greve dos servidores não atrapalhar.
Um dos coordenadores do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal (Sindjuf-PB), Marcos Santos, disse que o trabalho na Justiça Federal paraibana está dependendo de uma reunião do sindicato na capital, na próxima segunda-feira, às 17h, e do posicionamento da Fenajuf.
O Sindjuf abrange os servidores da Justiça Federal, da Justiça do Trabalho e do Tribunal Regional Eleitoral. Ocorre que os registros de candidaturas dos candidatos dependem também da apresentação das certidões de quitação eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, das certidões negativas da Justiça Federal e da Justiça comum (Tribunal de Justiça).
Enquanto as certidões das duas primeiras podem ser pegas por meio da internet, as do Tribunal de Justiça não podem, por isso a greve dos servidores do Judiciário estadual vem dificultando a vida dos candidatos na hora de solicitar as certidões.
Aline Lins do Jornal da Paraíba